Cuidados valiosos. Como ter um colchão durável por mais tempo

Nós temos certeza de que você, na maioria das vezes, nem lembra que ele existe. Mas, não se culpe! A maioria das pessoas só lembra de cuidar do colchão quando percebe que ele já não serve mais. Se bem cuidado, um colchão de boa qualidade dura em média 7 anos, se for de molas e 5 anos se for espuma (ou até mais).  Vários fatores fazem com que os colchões percam a qualidade e a usabilidade. A concentração de ácaros, fungos, restos de pele e outros detritos  e a umidade são os principais inimigos dos colchões e os danificam consideravelmente. Ter cuidados especiais é um ótimo investimento levando em conta que, um colchão de molas de boa qualidade no tamanho casal, por exemplo, não sai por menos de R$1500.

Antes de saber qual a forma correta de cuidar do seu colchão, é importante entender as principais diferenças entre o colchão de mola e o colchão de espuma, que são os modelos mais comuns no mercado. Basicamente funciona assim:

Colchão de espuma:  

espuma

  • Preço mais acessível.
  • Menor durabilidade.
  • Confortável.
  • Deve ser verificado adequadamente o peso do usuário ao ser adquirido, pois há varias densidades de espumas diferentes, cada uma se adéqua a determinado peso.

Colchão de molas:

colchão de mola

  • Extremamente confortável.
  • Maior durabilidade.
  • Se adéqua melhor ao formato do corpo.
  • Ideal para mais de uma pessoa, pois tolera bem a diferença de peso.

Quais os cuidados básicos para ter um colchão durável:

1- Um dos maiores inimigos dos colchões é a umidade. Portanto, se seu quarto tiver algum tipo de infiltração procure manter o colchão afastado da parede afetada.

2- Protetores de colchões são extremamente úteis. Eles ajudam a manter o tecido do colchão longe do suor da transpiração, de líquidos que eventualmente possam derramar e da umidade natural do ambiente.

 

protetor-de-colchão
Protetores de colchão são excelentes aliados na conservação

3- Em hipótese alguma dobre o colchão

4- É importante virá-lo a eventualmente. A maneira ideal de fazer isso é invertendo o lado da cabeceira e colocando-o na direção dos pés. Nunca vire o colhão no sentido contrário, ou seja, a parte de baixo para cima.

5- Evite pular sobre o colchão

6- Ao comprar um colchão novo, nunca utilize-o com o plástico da embalagem, ele deve ser retirado. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso não ajuda a conservá-lo e impede que o tecido “respire”.

7- Uma vez por semana ou a cada 15 dias passe o aspirador no colchão.

Xixi no colchão? E agora?

xixi-no-colchao

Se você tem criança pequena ou animalzinho de estimação em casa,  esses acidentes são inevitáveis. Mas, é fácil de ser resolvido. Para remover o odor da urina é importante que o colchão seja limpo imediatamente, isso pode ser feito das seguintes formas:

  • Seque o lugar com papel toalha sem apertar muito para evitar que o liquido fique impregnado. Faça uma “papa” de água e Bicarbonato de sódio e passe delicadamente no local com uma esponja limpa. Retire o excesso e deixe secar naturalmente ou com a ajuda de um ventilador.
  • A segunda forma é fazendo o mesmo procedimento utilizando um pouco de vinagre branco diluído em água.
  • Tanto o vinagre quando o Bicarbonato anulam o odor da urina. Estes métodos também servem para o caso de outros líquidos.

Cuide bem e bons sonhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s