Você sabe quantas vezes podemos usar a mesma toalha de banho?

frape

Você sabe de quanto em quanto tempo as suas toalhas de banho devem ser lavadas? Cada família segue uma regra, há pessoas que higienizam as toalhas uma vez por semana, outras uma vez a cada 15 dias e assim por adiante. Mas qual seria o prazo ideal? É importante primeiramente entender como se dá a contaminação do tecido das toalhas que usamos. Quando nos secamos resto de pele e células mortas, secreções do nosso corpo como o suor, a saliva, bactérias presentes na urina e nas fezes, tudo isso se acumula nas felpas da toalha quando as utilizamos.  Ainda há um outro agravante. Dependendo de onde sua toalha fica pendurada, ela ainda pode receber bactérias do vaso sanitário.  Juntando tudo isso com a umidade da toalha, ela se torna um lar perfeito para a proliferação de todos esses micro-organismos. 

Na maioria das vezes, nosso organismo já está adaptado e lidamos bem com esses tipos de bactérias não chegando a ter a saúde prejudicada pela proliferação dos mesmos nas toalhas que usamos. Contudo, pessoas mais sensíveis como crianças e idosos em idade avançada devem ter suas toalhas bem cuidadas e evitar o compartilhamento delas com outras pessoas. 

Alguns cuidados e quando lavar

Jogo_de_Banho_Grega

Se alguém de sua família estiver doente procure separar sua toalha deixando uma exclusiva para ela, sobretudo se for alguma doença transmitida pelas fezes ou pela urina. Se você ou algúm membro da família tiver algum machucado na pele, procure secar o local ferido com outra toalha, não utilize a mesma que você se seca após o banho

É muito importante  deixar as toalhas em local arejado permitindo que elas sequem após o uso, isso minimiza bastante a proliferação de micro-organismos. Ao pendurá-las no banheiro procure afastá-las do vaso sanitário. Ao dar descarga resíduos da água podem respingar no tecido.

O ideal é lavar as toalhas 1 vez por semana. Porém, o cheiro de umidade no tecido mostra que os micróbios e bactérias estão se proliferando na toalha. Então,se antes de uma semana de uso você sentir esse mau cheiro, lave-as logo. 

E na hora de lavar?

varal.jpg

Você pode lavar como de costume seguindo as instruções do fabricante que sempre estão presentes nas etiquetas, o importante é secá-las ou em secadora, ou ao sol, ou se não for possível essas opções, passá-las após estarem secas, pois a ação do calor é importante, já que a maior parte das bactérias não resistem a temperaturas acima de 60 graus.

Siga as dicas e desfrute de seu banho relaxante!

2 comentários

  1. Muito bom! Higiene é essencial! Estou adorando o blog! Vocês vendem online ou apenas loja física? Estamos renovando o banheiro, quero tudo novo!!
    Abraço, Joana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s