Os benefícios do Azeite de Oliva para a saúde

benefits-of-olive-oil

A Oliveira, árvore da azeitona, vem sendo cultivada antes mesmo da linguagem escrita ser inventada. Não é por acaso que o azeite de oliva foi e ainda é tão popular na mesa da humanidade. Naquela época, pelo seu sabor inconfundível que dá aquele gostinho especial em qualquer prato, e, atualmente, também pelos seus benefícios.

Por ter sido submetido a  vários estudos ao longo dos anos, foi descoberto que o azeite de oliva é extremamente benéfico à nossa saúde. Em sua composição é encontrado o ácido oleico e oleocanathal, que são nutrientes que combatem a inflamação, incluindo assim,  doenças cardíacas, câncer, síndromes, diabetes, doença de Alzheimer metabólica e artrite.

Listamos alguns desses benefícios abaixo:

– Artérias

Artéria saudável x artéria com colesterol
Artéria saudável x artéria doente

Com o equivalente a 2 colheres de sopa por dia, nos tornamos mais resistente a derrames e a ataques cardíacos, uma vez que, o azeite torna a nossas artérias muito mais elásticas.

– Colesterol

O azeite de oliva contém polifenol, substância que nos ajuda a manter os níveis de colesterol ruim (LDL) dentro de uma faixa saudável.

Não deixe de ver: Alimentos que prejudicam a saúde dos dentes

– Coração e pressão arterial
Alguns estudos sugerem que o azeite pode prevenir a coagulação sanguínea indesejada,  uma das principais características de ataques cardíacos e derrames. A  partir da sua própria oxidação, o polifenol também é especialmente responsável pela proteção das células vermelhas do sangue e, portanto, além de retardar o processo de envelhecimento do coração, ajuda a protegê-lo. Bebidas e chás da folha de oliveira, ajudam contra a hipertensão;

Saúde do coração
Saúde do coração

– Câncer
O azeite de oliva contém fitoquímicos que são eficazes em matar células cancerosas e genes supressores do câncer. Além disso, o azeite é rico em antioxidantes que reduzem os danos oxidativos, que contribuem em potencial para essa doença. Ou seja, o azeite de oliva ou o consumo geral de azeitonas, devido as suas altas propriedades antioxidantes ajudam na luta contra doenças como o câncer, asma, artrite, osteoporose e outros.

olive-oil_1

– Memória
O azeite pode prevenir e possivelmente reverter a perda de memória que acompanha a doença de Alzheimer.

– Osteoporose
Segundo pesquisas, um consumo elevado desse azeite melhora a mineralização óssea e calcificação, logo, um excelente aliado à prevenção da osteoporose ao longo dos anos.

Ossos saudáveis

– Obesidade
Ajuda na sensação de saciedade, dessa maneira, comemos menos e ficamos com menos vontade de ingerir açúcares. Dessa maneira, ajuda a controlar ou perder peso devido ao seu alto valor nutritivo .

– Queimaduras

O Azeite alivia a dor de queimaduras leves, devido a sua ação anti-inflamatória e ajuda a pele queimada a reter a sua umidade. Também é conhecido como um remédio natural para dor de ouvido.

Veja também: Conheça as águas saborizadas e seus benefícios

– Rugas

A sua ação antioxidante, e suas vitaminas A e E, ajudam contra as rugas e retardam os efeitos do envelhecimento. O azeite também pode ser usado para fortalecer e hidratar a pele e os cabelos.

wrinkle-770x470

– Depressão

Em pesquisas, foi comprovado que pessoas que seguem uma dieta ao estilo mediterrâneo que é rica em azeite de oliva apresentaram um menor risco de depressão.

Por reforçar o sistema imunológico do nosso corpo e por todos os benefícios citados acima, especialistas recomendam a ingestão de 25 a 40 gramas ou cerca de 2 a 3 colheres por dia.

E você, está esperando o que para introduzir o azeite à sua alimentação?

 

http://www.catran.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s