Vamos de receitinha porque comer é um dos maiores prazeres dessa vida e se a receita for fácil e prática, melhor ainda. Separamos uma receita feita com um alimento que é muito amado por uns e odiado por outros: a batata.
Todo mundo sabe que a batata é rica em carboidrato, mas esse não é o problema, diferente de outros tubérculos como a batata doce, o aipim e o inhame, a batata tradicional (batata inglesa) contém um alto índice glicêmico e acaba fazendo com que a glicose e a insulina presentes em nosso sangue sofram alterações o que pode incentivar o acúmulo de gordura no corpo, principalmente as indesejadas gorduras abdominais.
Mas, calma! Isso não quer dizer que a batata a partir de hoje deva ser sua inimiga, consumida com moderação ela traz benefícios pois, é rica em vitamina c, cálcio entre outras substâncias importantes, sem contar que a batata inglesa é uma delícia, super versátil e combina com quase tudo.
Separamos uma receitinha simples, daquelas que perfumam a casa com um cheirinho gostoso quando está no forno: Batatas gratinadas com creme de leite e requeijão. Ótima para fazer para o almoço de domingo sem se cansar e perder horas na cozinha. Vamos à receita.
Ingredientes:
- Batata inglesa (a quantidade que desejar)
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 copo de requeijão
- 1 saquinho de queijo parmesão ralado
- Orégano e pimenta do reino à gosto
- 1/2 cebola picada
- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
- Temperos à gosto
Preparo:
Cozinhe as batatas com sal à gosto e reserve.
Dica: deixe as batatas “al dente” caso contrário se desmancharão ao ir ao forno.
Em uma panela refogue a cebola com a manteiga até ficar dourada, após, acrescente o creme de leite, o requeijão e a pimenta do reino à gosto. Dica: Se quiser, tempere o creme com algum sachê de tempero pronto de sua preferência.
Em uma assadeira ou refratário espalhe as batatas, coloque o creme por cima e salpique o orégano e o queijo ralado. Leve ao forno até ficaram douradas.
Pronto, bom apetite.