Decoração Vintage

vintage-decoration

 

O estilo vintage vem cada vez mais conquistando adeptos, tanto na moda, quanto na decoração. A decoração vintage é delicada, romântica, cheia de personalidade e logicamente, tem muitas referências ao passado.

Os ambientes em estilo vintage são extremamente charmosos e sem muita ostentação. Não é preciso gastar muito para criar um ambiente vintage. A riqueza fica por conta dos detalhes e objetos-chaves que são capazes de contar histórias!

Dicas para ter estilo Vintage em casa

Para criar estilo vintage na sua casa, dê preferência aos móveis clássicos, com formas arredondadas e aos tons apagados e neutros como o rosa antigo, dourado e branco. Garimpe objetos em antiquários, feiras, lojas de móveis antigos e, claro, na casa da vovó. Também há muita opção de mobiliário com essa releitura antiga em lojas de decoração contemporânea.

Utilize elementos com um ar nostálgico como gaiolas, bicicletas antigas, abajures bordados, relógios e rádios antigos. Se este objeto tiver uma história de família por trás, fica ainda melhor! Peças feitas à mão como o crochet e patchwork e retratos antigos também ajudam a compor o clima retro do estilo vintage. Outra dica é fazer arranjos de flores do campo em garrafinhas de vidro ao invés de vasos. O mais importante para trazer o vintage à sua vida é procurar usar itens que você já possui. Você também pode procurar em antiquários, bazares, brechós, além de em lojas especialmente voltadas para o estilo vintage.

vintage-decor-decorations

Cuidado para não exagerar e criar um cenário do passado. Não há uma regra a seguir, mas o bom senso e equilíbrio são necessários. Uma peça vintage pode ser usada pontualmente ou então você pode colocar alguns elementos mais modernos em um ambiente onde o ar retro predomina. Assim fica mais divertido, agradável e harmonioso!

Na sala, papeis de parede com estampas floral ou mais antigas são uma ótima opção para conseguir um efeito vintage. Dê preferência também a pisos de madeira em vez de pisos de porcelanato, por exemplo.

Opte por móveis de estilo clássico, como uma mesa de centro, o sofá ou mesmo uma estante, que pode ser preenchida com livros e vinis. Almofadas estampadas, coloridas ou em tom neutro ajudarão a trazer o estilo tradicional.

decoracao-vintage-e-retro

Uma parede cheia de fotos, especialmente em preto e branco, com molduras antigas e coloridas trará o estilo vintage à sua sala, bem como espelhos com belas molduras ou uma combinação de ambos. Também são ótimas ideias quadros e pôsteres de inscrições divertidas e antigas, como propagandas dos anos 50 ou pin-ups.

Assim como na sala, papeis de parede delicados são ótimos para dar um toque intimista e antigo ao seu quarto. Quanto à cama, as camas antigas de metal ou madeira, com design próprio e característico, são as melhores opções. Um baú no pé da cama, além de te dar mais espaço para guardar suas coisas, também dará um toque vintage.

Ideias de Decoração Vintage para Cozinha

As cozinhas decoradas em estilo vintage são uma sensação recente, porém são um pouco mais onerosas e isso se deve ao fato de os eletrodomésticos terem, naturalmente, design atual e moderno. Assim, é possível comprar uma geladeira vintage, arredondada e colorida, mas ela provavelmente irá te custar um pouco – ou muito – mais do que uma geladeira comum.

Caso não deseje ou não possa trocar os eletrodomésticos da sua cozinha, ainda é possível dar um toque vintage à decoração e para isso basta utilizar louças antigas e tradicionais, cristaleiras, objetos divertidos e canecas com estampas que remetam ao estilo vintage. Adesivos decorativos também podem ser utilizados na parede, assim como azulejos antigos.

No caso da mesa de jantar, que pode ficar na cozinha ou em uma sala de jantar à parte, opte por mesas de madeira e cadeiras arredondadas no estilo anos 50 ou cadeiras estofadas. Vasos ou mesmo garrafas pintadas com flores dão o toque final.

Dicas de Decoração Vintage para Banheiro

Assim como ocorre com a cozinha, adaptar o seu banheiro para uma decoração vintage pode te fazer gastar mais dinheiro, já que, por exemplo, banheiras de louça antigas são itens característicos da decoração nesse cômodo. Assim, a instalação de uma banheira desse tipo pode não ser viável, seja pelo orçamento, pelo tamanho do banheiro ou simplesmente pelo seu gosto.

Para os que querem adentrar profundamente na decoração vintage, surpreenda e utilize itens inusitados, como uma bicicleta antiga encostada na sala, uma porta de madeira não-reformada no quarto ou gaiolas sendo utilizadas como luminárias. Lembre-se também que a sua decoração vintage vai ter ainda mais o seu estilo e personalidade se você utilizar objetos que possuem valor sentimental. Assim, só é preciso um pouco de criatividade para fazer com que sua casa tenha um estilo vintage.

Fonte: Internet

www.catran.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s