Dicas

Aprenda a fazer escolhas inteligentes para a mala de viagem

faca-as-malasAntes de tentar levar todo seu guarda-roupa para a viagem, responda a três perguntas: para onde você vai, por quanto tempo vai viajar e se vai a negócios ou a passeio. “Arrumo qualquer mala em uma hora”, diz Heloísa Sundfeld, especialista em organização doméstica. Primeiro, espalhe as peças que quer levar sobre a cama e eleja duas ou três básicas, de cores neutras e sem estampas, para fazer as combinações com elas. Quebre a monotonia com acessórios bem coloridos e uma peça única – um vestido, por exemplo – mais estampada. Camisa branca, vestido preto e calça jeans são os eternos curingas, presentes da montanha ao mar. Para não esquecer nada importante, mentalize como será seu dia, do momento em que acordar até a hora de dormir, e vá pensando em todos os objetos e roupas que você vai usar ao longo das 24 horas. E boa viagem.

Cada coisa em seu lugar

Toalha: Coloque a toalha no fundo da mala, com metade para fora. Quando terminar de arrumar a mala, dobre-a envolvendo as outras roupas, para que as peças não amassem demais.
Necessaire: Encaixe o nécessaire no fundo ou nas laterais. Coloque os frascos que podem estourar ou vazar em um saco plástico.
Pijama express: Se for chegar ao destino à noite, é bom colocar o pijama por último, para que esteja à mão na hora de desfazer as malas.
Frágil: Camisas e roupas delicadas ou que amassam ficam por cima.
Extra! Extra! Não se esqueça de deixar um espaço na mala para trazer eventuais compras e presentes. Nada de abarrotá-la com roupas.
Sapatos: Sapatos vão nas laterais, com os solados voltados para a parede da mala. Aproveite o interior dos calçados para colocar meias, cintos e peças enroladas.
Roupas volumosas: Casacos, malhas e calças vão por baixo, para que o peso das outras roupas ajude a compactá-los. Em seguida, coloque as roupas que amassam menos.
Que mala! Sua mala precisa ser facilmente reconhecida. Se não for de cor vibrante, amarre fitas coloridas nas alças.

Dicas práticas
– Para desamassar: Se a roupa chegar muito amarrotada, pendure em um cabide e coloque no banheiro: o vapor do chuveiro ajuda a desamassar boa parte dos tecidos
– Para não manchar: Se for usar sacos plásticos para separar calçados ou algo que possa vazar, use embalagens que não tenham nada impresso: quando molhada, a tinta da sacolinha pode manchar as roupas
– Para peças delicadas: Evite tecidos que amassem muito, como linho, e peças com muitas pregas, que precisam ser passadas antes do uso. Dê preferência a materiais que não amassem, como o modal

Malinha de mão
Com ela, se sua mala extraviar, você terá como se virar por um dia. O peso máximo da bagagem de mão é de 5 kg. Em vôos internacionais, vários aeroportos, incluindo os brasileiros, só permitem líquidos em frascos de até 100 ml.

O que levar na bagagem de mão:
– Voucher dos hotéis e passeios (leve cópias na mala principal)
– Passagem aérea e seguro-viagem
– Passaporte (anote o número à parte, para o caso de perder o original)
– Carteira de motorista, cartão de crédito e cheques de viagem
– Agenda telefônica, bloquinho de anotações e caneta
– Mininécessaire com escova, pasta de dentes e desodorante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s