Dicas

Dicas de como ter uma bela horta em seu apartamento

vertical

Se engana quem acha que horta vale somente para quem mora em casa ou ambientes espaçosos. Se você mora em apartamento não precisa se contentar com plantas artificiais ou plantas decorativas. Você pode sim ter sua pequena horta com plantas que se desenvolvam bem e o melhor: hortaliças nas quais você pode consumir sem preocupação com agrotóxicos.  Seguindo algumas regrinhas básicas sua pequena “propriedade rural” em seu apartamento florescerá com sucesso.

Para começar!

Primeiro é necessário escolher que tipo de mini horta você deseja e qual se adapta melhor ao espaço que você tem disponível. Se você optar por uma horta vertical, hoje em dia no mercado você encontrará vários modelos de estruturas já preparadas para este tipo de horta o que vacilitará bastante o seu trabalho.

vertical

As estruturas para pendurar na parede e montar a sua horta suspensa chamam-se treliças (estruturas que são a combinação de diversas barras entrelaças). De madeira ou de ferro são encontradas com facilidade em lojas de decoração ou lojas especializadas em jardinagem. Custam em média R$199. Essas estruturas possuem espaço para encaixe de vasos de diversos tamanhos.  Há também estruturas que já possuem vasinhos acoplados.

jardin
Opção de estrutura de jardim vertical já com vasos inclusos

 

O mais importante: o que plantar?

Depois de escolher se vai fazer a horta vertical ou a horta tradicional, de acordo com seu espaço,  vamos ao próximo passo. Claro que uma horta feita em apartamento tem suas limitações, mas, ainda assim há várias opções de plantas que se desenvolvem muito bem nesse ambiente. Temperos, ervas e hortaliças, que normalmente usamos em nossa culinária se adaptam muito bem a pequenos vasos e são os ideais. Você pode optar por coentro, cebolinha, alface, salsa, rúcula, manjericão, hortelã, tomilho, alecrim, hortelã entre outras. Mas, sua horta não precisa se restringir somente às folhas. Tomate, tomate cereja e pimentão também florescem e dão belos frutos estando em vasos pequenos.

Pragas e fungos:O que fazer?

Não faz o menor sentido ter uma horta em casa livre de agrotóxicos e utilizar venenos industrializados para combater os fungos e as pragas. Dá para combatê-los de forma simples, barata e saudável. Além do mais simples,  que é remover as folhas contaminadas,  existem receitinhas caseiras super eficientes que ajudam bastante nesta hora. Uma delas é o inseticida de alho. Para preparar o nosso inseticida usaremos: uma cabeça de alho, alguns cravos da índia, e dois copos de água. Bata tudo no liquidificador até obter uma mistura bem homogênea. Deixe descansar por um dia e depois misture este creme em 3 litros d’água. Coloque a mistura em um borrifador e borrife sobre as folhas da sua horta.

 

Regras realmente importantes para se ter sucesso

  1. Prefira sempre locais que tenham luz e ventilação natural, como a varanda ou a sacada.
  2. Se optar pela horta suspensa tenha certeza de que a estrutura está bem presa à sua parede para evitar transtornos tanto na montagem quanto para manter a horta depois.
  3. Ao adquirir suas mudinhas para começar o plantio pesquise qual é o ambiente adequado para cada uma delas. Algumas plantas se desenvolvem melhor ao sol outras nem tanto e isso é super importante.
  4. Não abandone sua horta. É importante lembrar que para que as plantas cresçam saudáveis você deverá dedicar um pouco de sua atenção semanal para elas.
  5. Não devemos esquecer de providenciar furos no fundo dos vasinhos para evitar o excesso de água no solo.
  6. A qualidade da terra utilizada é de suma importância. É preciso garantir que o solo seja rico em nutrientes e matéria orgânica para que as plantas cresçam saudáveis. Em lojas especializadas há terras já preparadas com esses nutrientes e prontinhas para receber suas hortaliças.
  7. Você pode também optar por comprar sementes ao invés de mudas. Mas, vai ter que segurar sua ansiedade e aguardar até que elas brotem o que pode demorar um pouco.

No mais,  curta sua plantação!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s