O amido de milho é muito mais do que simples espessante de molhos ou ingrediente de mingaus, bolos e biscoitos. Ele carrega muitas utilidades que talvez você desconheça. Por não conter glúten ele é um excelente substituto da farinha de trigo em inúmeras receitas ajudando assim na dieta de pessoas com doença celíaca (pessoas as quais o organismo tem dificuldade em digerir glúten). O amido de milho não tem sabor nem cheiro, essas características fazem com que ele nos auxilie bastante em utilidades doméstica o que faz com que possamos economizar e utilizá-lo em diversas circunstâncias ao invés de compramos produtos específicos. Sabendo disso, separamos dicas para que você possa aproveitá-lo da melhor maneira possível.
1. Tirar e evitar “chulé” nos sapatos
Quem nunca sofreu com o odor da transpiração nos pés? Chega de talcos e desodorizadores caros. O amido de milho é excelente para acabar com o “chulé” dos tênis de sapatos, ele absorve o suor de forma bem eficiente sem deixar cheiros fortes ou perfumados. Além de polvilhar o amido nos sapatos você pode colocar um pouco nas meias também e o resultado será bem eficiente.
2. Ameniza ardência de queimaduras e picadas de mosquito
Exagerou na praia e ficou tempo demais no sol? Faça uma “papinha” de água com amido de milho e passe na queimadura. Deixe agir por meia hora e enxágue com água fria. O mesmo serve para irritações causadas por picadas de mosquito. Lembrando que essa mistura é somente para amenizar as dores e não cura as queimaduras ou picadas de mosquito.
3. Para dar brilhos em objetos de prata
A mesma papinha de amido e água que citamos acima que é excelente para queimaduras podemos usar também para polir pratarias. Use-a como o limpa prata comum, ela dará brilho novo aos seus objetos.
4. Limpar móveis
Neste caso ele deve ser utilizado em sua forma original e não diluído em água. Utilize o pó em uma quantidade não muito grande e espalhe no móvel com um pano macio. É excelente para tirar manchas de móveis de madeira.
5. Deixar as batatas fritas mais crocantes
Chega de batatas fritas murchas e para isso vamos precisar de:
- 5 batatas grandes
- 1 colher de sopa de amido de milho
- Sal a gosto
- Óleo o suficiente para cobrir as batatas na panela na hora de fritar
Corte as batatas em tiras, em seguida seque-as com papel absorvente ou com um pano de prato limpo e reserve. Coloque o óleo na panela e quando já estiver bem quente, retire uma parte dele (aproximadamente uma xícara) e misture com o amido dissolvendo bem com bastante cuidado, pois lembre-se que está quente. Devolva essa mistura ao óleo da panela e frite as batatas em seguida. Escorra em papel absorvente e coloque o sal. Pronto, batatas perfeitas e sequinhas.
6. Hidratação para cabelos ressecados
Se você tem cabelos ressecados presta atenção nesta receitinha:
Prepare uma papinha de 2 colheres de sopa de amido de milho com 1/2 copo de leite. Leve ao fogo e mecha bem até engrossar. Após a papinha ficar pronta aguarde esfriar e misture com 4 colheres de seu creme de hidratação favorito e 2 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem.
Passe a mistura no cabelo mecha por mecha e deixe agir por 40 minutos com o auxílio de uma toca térmica. O resultado será um cabelo brilhoso e macio.
Agora é correr para o mercado e usar e abusar!