Bebês: Você sabe o que é e como montar um quarto Montessoriano ?

Montessoriano: Você já deve ter ouvido esta palavra em algum lugar, mas você sabe o que é um quarto montessoriano? Não? Então vamos explicar. O Método Montessoriano foi desenvolvido no início do século XX, mais ou menos por volta de 1907, pela médica e educadora Maria Montessori.  O objetivo do método é criar um ambiente de aprendizado para crianças que seja mais criativo, propício para o desenvolvimento,  onde a criança possa ser capaz de aprender por conta própria e por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea.

A educadora acreditava que a liberdade de escolha era o mais importante processo da mente humana. Maria Montessori acreditava também que, quando deixadas livres para fazer suas próprias escolhas, as crianças aprendem e absorvem  muito mais informações. Mas, importante dizer que “liberdade”, não é a mesma coisa que “fazer o que quiser”sem nenhuma regra. A liberdade que o método se refere é a capacidade da criança de optar o que fazer para atender as suas necessidades e desta forma,   dar novos passos e avançar cada vez mais no seu processo de crescimento. Sim, mas o que isso tem a ver com decoração?

baby_monte
Fonte: babysleepsite.com

Bom, para que a criança tenha esta liberdade de escolher o que é melhor para suprir suas necessidades em determinado momento, é importante que ela tenha as coisas a seu alcance. A intenção é montar um quarto pensando no bebê e não nos adultos. A criança tem que ficar livre, mas óbviamente, em um ambiente que seja seguro.

quarto-montessoriano_2

Para montar um quarto montessoriano para seu filho você precisa saber que: 

  • O quarto deve ter uma decoração simples com poucos móveis.
  • O ambiente não deve ter brinquedos em excesso, somente o suficiente para a criança. O ideal é ir trocando os brinquedos com o passar do tempo fazendo um revezamento.
  • Quando a criança já tiver dissernimento e capacidade de comprensão pode começar a participar da organização de suas coisas no quarto, bem como cuidar e guardar conforme a necessidade.
  • O quarto montessoriano pode ser implementado para crianças de todas as idades, principalmente bebês. Quanto mais cedo ela for adaptada a este tipo de ambiente, melhor e mais eficiente será.

 

quarto-montessoriano_3

 

O quarto montessoriano deve ter:

  • Colchão no chão ou cama baixa que possibilite a criança subir e descer sozinha. Muitas mães e pais optam por montar um quarto montessoriano quando a criança começa a engatinhar, pois quartos montessorianos não podem ter berços. A intenção é que a criança se sinta livre do confinamento das grades do berço que limitam sua exploração do ambiente.
  • Espelho, para que a criança desde cedo conheça a si mesmo. O espelho deve estar na altura da criança  e claro, deve ser de acrílico para evitar acidentes.

 

barra-de-apoio_espelho

  • Barra de apoio como aquelas colocadas para idosos em banheiros ou aquelas utilizadas em aulas de balé. Elas servem para que os bebês possam se apoiar e aprender a fica de pé e caminhar. Varões de cortina são ideais para isso e custam pouco.
  • Estante ou cômoda baixa para que a criança alcance seus brinquedos.

 

cama-baixa_montessoriano.jpg

  • Adesivos der parede, quadros ou objeto de decoração também deve estar ao alcance da criança para que ela possa apreciá-los também.
  • Tapetes são importantes pois evita o contato direto do bebê ou criança com o chão evitando, entre outras coisas, a friagem do piso. Opte pelos tapetes de Eva (aqueles coloridos emborrachados de montar feitos especificamente para crianças).

 

montessori

 

 

baby_montessori.jpg
Fonte: howwemontessori.com
  • Crianças maiores podem ter suas roupas a seu alcance para estimulá-las a vestir-se sozinhas.

 

quarto-montessoriano

Conforme a criança for crescendo é só adaptar o quarto ao seu desenvolvimento, subindo o nível do espelho e dos móveis, mas sempre deixando-os ao alcance dela.

Por último e não menos importante, os brinquedos

Assim como o ambiente , os brinquedos montessorianos são aqueles que estimulam a criança em sua criatividade e autonomia. Brinquedos de montar, jogos de tabuleiro, instrumentos musicais, mesa de desenho, livros  e tudo que estimule a participação e a criatividade da criança são bem vindos.

Maria Montessori defendia a ideia de que as crianças podem e devem participar das atividades domésticas. Montar uma mini cozinha também é válido para que a criança desde cedo aprenda a cuidar e ter zelo pela sua casa, isso serve para meninos e meninas, sem distinção alguma de gênero.

montesoriano

 

Agora é seguir as dicas e mãos à obra!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s