Aprenda a fazer sabão com óleo de cozinha usado

sabao-caseiro_3

Por mais  que não seja saudável, sempre acabamos fazendo fritura em casa,  não tem jeito. Mas, e depois o que fazer com aquela quantidade de óleo que sobra? Jogar na pia da cozinha é o pior erro a ser cometido, o óleo vai para o esgoto, contamina os mananciais, além de entupir a caixa de gordura da sua casa e de seus vizinhos. E o mais importante: é um enorme prejuízo ao meio ambiente, já que, um litro de óleo é suficiente para contaminar cerca de 20 mil litros de água.

Não são todas as cidades que possuem coleta de óleo usado,  então vamos nós mesmos resolver o problema. Sabia que é possível fazer sabão em casa com esta sobra de óleo? Pois é, o sabão feito com o óleo não serve para higiene pessoal, mas serve para lavar louça, panelas e para limpeza em geral de forma muito eficiente. Para começar você deve guardar em uma garrafa pet todo resto de óleo que sobrar das suas  frituras. Confira o passo a passo:

 

Você vai precisar de:

  • Recipientes  e colher de plástico
  • 300 ml de água
  • 500 ml de óleo de cozinha já usado anteriormente em frituras (não funciona se fizer com óleo “novo”)
  • Meio copo de 200 ml de soda cáustica (em pedra ou em escama)
  • Luvas
  • Essência de sua preferência
  • Forma de plastico

Antes,  algumas dicas: Não utilize nada de metal no preparo de seu sabão e utilize luvas para evitar acidentes, já que,  a soda cáustica pura pode irritar a pele.

 

Como preparar:

Dilua a soda cáustica na água. Ao fazer isso a água ficará quente, o que é normal, é simplesmente uma reação química, não se preocupe! Coe o óleo para retirar as impurezas e após,  junte-o  com a água e a soda e mexa bem até que a mistura fique com uma consistência cremosa.

Importante: Misture bastante , mais ou menos por uns 15 minutos, este é o segredo para que a textura do sabão fique perfeita.

sabao-caseiro

Após misturar bem, se quiser, acrescente a essência que escolheu, misture levemente e com a mistura ainda morna coloque na forma. Se você quiser, também pode fazer em forminhas individuais, como formas de gelo, por exemplo.

 

sabao-caseiro

Conforme for esfriando a mistura ficará mais clara. Deixe secar por dois dias antes de desenformá-los e ou  cortá-los em pedaços.

 

sabao-caseiro_4

Pronto! O sabão caseiro é ideal para limpezas pesadas de casa, lavar louças, panelas e etc.Fácil, eficiente e vai ajudar a economizar e ajudar o meio ambiente.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s