Chega de estragar as unhas: Como deixar as panelas brilhando sem esforço

panelas-como-lavar_7

Verdade seja dita, não tem coisa mais feia do que panelas empretecidas e manchadas. Por mais bonita que esteja a cozinha, elas acabam trazendo um ar de desleixo. Panelas mais antigas, embora sejam as melhores para cozinhar, são as mais difíceis de cuidar pelo fato de já terem sofrido o desgaste natural do tempo, o que dificulta  a limpeza.

Além das velhinhas, as mais modernas, de aço inox, também costumam ser vilãs na cozinha por amarelarem com facilidade. Esponjas de aço e a famosa “palha de ouro” nem sempre são eficientes para uma boa limpeza, além de que”mal tratam” bastante as mão e as unhas. Mas, existem uns truques bem bacanas que vão ajudar a deixar as panelas como novas. vamos ver.

Panelas com o fundo acobreado

Precisamos de:

  1. Vinagre
  2. Sal

Panela-como-lavar_3.jpg

Polvilhe o sal no fundo da panela e pingue junto algumas gotas de vinagre. Esfregue um pouco com a esponja e o fundo voltará a ficar clarinho.

Formas e tabuleiros

Precisamos de:

  1. Água oxigenada
  2. Bicarbonato de Sódio

assadeira_1

Misture meia garrafinha de água oxigenada com 2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio. Passe essa mistura na forma ou no tabuleiro de deixe agir por cerca de 30 minutos, após isso enxague bem. As manchas amareladas de queimado deixadas pelo forno sairão e as peças ficarão com um brilho especial.

E quando o estado da panela já estiver muito crítico?

Precisamos de:

  1. Amônia (à venda em qualquer farmácia)
  2. Saco plástico

panela-quimada-como-lavar

Espalhe a amônia pela panela (utilize algo para proteger as mãos, pois o produto é forte). Depois, coloque-a em um saco plástico e feche o saco. Deixe a  panela dentro do saco de um dia para o outro.

No dia seguinte, retire a panela do saco e sem molhar, esfregue-a  um pouco com esponja a de aço . As sujeiras agarradas e os restos de gordura sairão com bastante facilidade.

E as panelas de inox?

Para manchas de oxidação: Em caso de manchas por oxidação, utilize uma mistura de água com um pouco de amônia passe na panela esfregando com um pano. Após enxágue bem.

Panela-como-lavar_1

Manchas de queimado: Aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio dissolvido no álcool até formar uma pasta. Com um pano ou a parte macia da bucha esfregue a mistura na panela de forma delicada para não arranhar o inox. Após, enxague

Agora, vamos deixar as visitas admirarem o brilho das nossas panelas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s