Qual a pessoa que não quer ter os seus dentes para toda a vida? Mas, para isso acontecer, é necessário dispensar um pouco de sua atenção e do seu tempo com a higiene bucal. No Brasil , por mais incrível que possa ser, o uso da escova de dente, pasta de dente e fio dental para a higiene bucal é feito apenas por 53% dos brasileiros, ou seja, quase metade da população não tem o hábito de escovar os dentes ou não tem acesso a esses materiais (de acordo com dados de 2013 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e estatística). A higiene de bucal é importante também para a nossa saúde de forma geral, visto que pessoas com doenças periodontais têm maiores chances de desenvolver problemas cardíacos, de acordo com a Academia Brasileira de Odontologia.
Mas, mesmo que sigamos as instruções nos mínimos detalhes (escovar sempre após as refeições, utilizar o fio dental e ir ao dentista regularmente) a nossa alimentação pode acabar prejudicando toda a nossa dedicação e cuidado que tivemos. Que o açúcar é o alimento que mais prejudica nossos dentes não é novidade para nós, já que ouvimos isso de nossas mães desde criança, porém, além dele, existem muitos outros que parecem inofensivos mas que também são vilões e contribuem significativamente para o desgaste da nossa saúde bucal. Fizemos uma pequena lista desses alimentos, vamos conferir:
Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas, de forma geral, diminuem a produção de saliva que é a responsável por fazer uma limpeza superficial nos dentes removendo restos de alimentos que ficam na boca. A falta de saliva auxilia na proliferação de bactérias que podem causar a cárie, por exemplo. O vinho, apesar de ser considerado bom para a saúde se consumido da maneira correta, deve ser bebido com moderação por quem se preocupa com seu sorriso, já que, o corante da bebida com o tempo mancha os dentes.
Frutas secas
Apesar de serem frutas, quando secas elas acabam concentrando uma alto teor de açúcar. A falta de água nesses alimentos faz com que eles agarrem nos dentes com maior facilidade sendo assim necessária uma escovação mais caprichada para retirar os resíduos que deixam na boca .
Café e refrigerantes de cola
O café segue o mesmo princípio do vinho. Apesar de também ser considerado bom para a saúde, o importante é evitar o consumo excessivo, já que, os pigmentos contidos na bebida escurecem e muito os dentes. As pessoas que já fizeram algum tipo de clareamento dental devem ter cuidado redobrado, caso contrário, acabarão tendo seu tratamento prejudicado e os dentes novamente escurecidos.
Os refrigerantes de cola possuem dois agravantes: o açúcar em grande quantidade (constante na maioria das marcas) e o corante, que assim como o café e o vinho causam manchas nos dentes.
Vinagre e frutas cítricas
Frutas cítricas como limão, laranja ou uva, por exemplo, aumentam o desgaste sobretudo se são consumidas sozinhas O vinagre o os molhos de tomate industrializados também seguem a mesma regra por conta da acidez. Por isso, vamos consumir com moderação.
Alimentos ricos em amido
Batata, pão e macarrão são alimentos que ficam presos com muita facilidade nos dentes o que colabora para o acúmulo de bactérias e consecutivamente o surgimento de cáries. Portanto vamos consumi-los e após, higienizar bem os dentes.
Partiu ter um sorriso bonito!