Dicas

Aprenda a forma realmente eficiente de tirar o agrotóxico dos alimentos

frutas-e-legumes_como_retirar agrotóxicos

Para aquele tomate vermelhinho com aparência de saudável, ou aquele morango bem graúdo, sem “machucados” do jeito que gostamos chegar até a nossa casa, há um longo caminho a ser percorrido. E para que a fruta e o legume cresça, fique agradável ao nossos olhos de consumidor e tenha uma boa durabilidade no processo de comercialização, algumas substâncias são usadas no processo de cultivo deles. Essas substâncias nós já conhecemos bem, são os chamados agrotóxicos, produtos químicos pesticidas usados para controlar pragas (insetos, fungos, roedores e etc)  que possam estragar a plantação e prejudicar o desenvolvimento dos alimentos durante ou após o plantio.

O grande problema dessas substâncias é que ao mesmo tempo que protegem as plantas de pragas, prejudica e muito a nossa saúde. Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), nós brasileiros chegamos a ingerir por ano o equivalente a 5 litros de agrotóxicos.  Um índice muito preocupante sabendo-se que a ingestão constante destes venenos podem sobrecarregar o fígado (órgão responsável por nos livrar de substâncias tóxicas) e  causar várias doenças como problemas genéticos e câncer.

agrotóxicos

Nas lista dos alimentos mais contaminados pelos venenos usados na agricultura estão, em primeiro lugar:  morango,  tomate, alface, pimentão e cenoura. A melhor maneira de proteger nossa saúde é cuidar bem dos alimentos antes de consumi-los, e se engana quem acha que uma simples lavadinha naquela fruta recém chegada da feira resolve o problema.

O consumo de alimentos orgânicos (que não levam nenhum tipo de agrotóxico em seu cultivo) é uma excelente alternativa para se proteger dos agrotóxicos. Contudo, esses alimentos custam, em média, 30% mais caros além de não estarem disponíveis em todos os lugares. Por isso separamos aqui dicas super importantes para você fazer em casa que ajudam muito a reduzir o percentual de agrotóxicos nos alimentos que você vai consumir.

Pepino, pimentão, morango, maça, :

Deixe-os de molho por meia hora em uma solução de 1 litro de água para 1 colher de bicarbonato de sódio. É muito importante lavar bem o alimento depois deste processo antes de consumir (o bicarbonato não deve ser ingerido).

Alface, couve, repolho e cebola 

Lave-os com água corrente por 2 ou 3 minutos e deixe por meia hora na solução de bicarbonato. Após, lave-os novamente para retirar o bicarbonato. Importante: No caso destes alimentos mesmo deixando de molho é bom não comer as primeiras folhas e no caso da cebola, descarte a primeira camada. Essas partes são as mais atingidas pelo veneno.

Manga, mamão, batata, abacaxi, laranja, cenoura e beterraba

Nesses alimentos o agrotóxico fica acumulado na casca, basta lavá-los com uma bucha ou escovinha e em seguida descascá-los.

Tomate

Além de deixá-lo de molho na solução de bicarbonato de sódio, retire a casca antes de consumir e  procure sempre comprar tomates que estejam bem maduros, nessas frutas o índice de agrotóxico é menor.

Agora que você já sabe, mãos à obra.

 

http://www.catran.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s