4 dicas para preparar batatas fritas sequinhas e crocantes

batata-frita-perfeita-e-sequinha

Vivemos uma época que se fala cada vez mais na importância de uma alimentação saudável e todos nós sabemos os benefícios de comermos frutas, legumes, cereais e evitarmos gordura, excesso de sal, etc. Porém, isso não quer dizer que uma vez ou outra não possamos nos deixar levar pelos prazeres de alguns pratos populares que são irresistíveis. E uma dessas guloseimas é a batata frita que é quase uma preferência nacional.

O bom preço faz da batata um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiro. É importante na hora de escolher a batata observar a aparência. Evite comprar aquelas que já estiverem brotando, pois quando estão neste estágio desenvolvem uma substância chamada Solanina que pode causar diarreia e problemas digestivos.

batata_frita_perfeita

Procure sempre as que estiverem com o aspecto de novas e sem grandes agressões na casca.  Outra dica legal é, se puder, dê preferência as batatas que não são lavadas, pois essas duram bem mais (batatas não devem ser guardadas na geladeira!).  E como não tem nada mais frustrante do que preparar batatas fritas murchas, separamos algumas dicas que te ajudarão a preparar batatas fritas perfeitas!

 

Para batatas fritas crocantes há quatro opções que podem ser seguidas:

Opção 1:  Corte as batatas como de costume e congele-as antes de fritar. Frite-as congeladas.

Opção 2: Cozinhe as batatas com sal e congele-as. Frite-as congeladas como na primeira opção.

Opção 3: Corte as batatas e coloque-as de molho por 30 minutos em uma vasilha com água gelada sal. Após este tempo, escorra as batatas e coloque-as por mais 5 minutos em uma vasilha com água gelada e 1 colher de sopa de vinagre. Seque-as com um pano de prato e frite.

Opção 4:   Acrescente amido de milho no óleo da fritura. Para cada xícara (chá) de óleo, use uma colher (sopa) do amido. Misture bem antes de levá-lo ao fogo. Nesta opção não precisa congelar nem deixar as batatas de molho.

 

Observações importantes:

  • Seja qual for a opção que você escolher é importante que o óleo esteja sempre bem quente na hora da fritura.
  • No caso de escolher fritar as batatas congeladas, tenha cuidado para não se queimar pois o óleo vai espirrar bastante.
  • Para um resultado ainda melhor, tire as batatas do óleo um pouco antes de dourarem, escorra e ponha no papel toalha. Aguarde 5 minutos e frite-as novamente no mesmo óleo quente até dourar.

 

Agora é só testar e aproveitar!

www.catran.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s