Você realmente quer adotar um bichinho?

cachorro e gato_

Sabemos que o homem é, praticamente, a única espécie que convive com outros animais no mesmo ambiente por mero prazer. Sabemos também que ter um animal em casa, não é para todo mundo, afinal existem muitos que não gostam, não tem paciência com animais domésticos ou simplesmente, não estão preparados para ter esta responsabilidade. Ter um animal de estimação não é a mesma coisa que ter um bichinho de pelúcia, trata-se de uma vida que precisa ser cuidada e amada.

Pensando nisso, listamos alguns pontos a serem levados em conta no momento em que você resolver ter um animal de estimação. Seja gato, cachorro ou os dois é muito importante avaliar qual animal de estimação é o ideal para cada pessoa, e qual se adapta melhor ao estilo de vida de cada um.

 

Cães

cachorro adoção

Os caninos precisam de pessoas com disposição e tempo para se dedicar. Por serem em sua maioria brincalhões e muito afetivos, precisam de bastante atenção. A personalidade de um cão terá as variações de características de cada raça. Atenção especial ao tamanho da casa ou apartamento, que também é essencial para a qualidade de vida dessas criaturas encantadoras.

Em geral eles precisam de passeios diários, alimentação adequada de duas a três vezes por dia e banhos quinzenais. Adestramento em alguns casos pode ser necessária, afinal, não é toda visita que tem paciência com um animal mal educado.

Pense duas vezes caso você seja o tipo de pessoa que fica fora de casa por longos períodos ou sem rotina estabelecida. Quem tem uma vida muito ativa deve incluir o cachorro em parte das atividades, ou optar por outro bichinho mais independente.

 

Gatos

gato adoção

Já os felinos são ideais para quem mora em lugares “compactos” ou precisa passar um período maior de tempo fora de casa. Sociáveis e afetuosos, independentes por natureza, ficam tranquilos quando sozinhos, e com isso acabam por solicitar menos energia e atenção do dono.

Em geral, eles precisam “quase” que apenas de um cantinho com uma caixa de areia para que façam suas necessidades, além de alimentação duas vezes ao dia. O ideal é espalhar pela casa, arranhadores e brinquedos, uma vez que eles precisam afiar as unhas, e assim, evitar maiores estragos em sua mobília.

Para quem mora em andares altos, telas de proteção nas janelas do apartamento é importante para evitar acidentes com esses bichinhos que adoram grandes alturas. E para aqueles que adoram “bordejar” pela vizinhança, a castração é de suma importância para evitar brigas e filhotes indesejados. E, caso fique grande parte do dia fora de casa, considere ter dois gatinhos, dessa forma, um fará companhia ao outro.

 

 

Algumas considerações precisam ser relembradas:

 

  • Animais, demandam dinheiro, atenção, afeto, passeios e visitas regulares ao Veterinário.

 

  • Todos da casa devem estar de acordo com a decisão de adotar um novo membro para a família. Por ser uma relação de longo prazo não deve ser motivada por impulsivo ou modismos.

 

  • Lembre-se de que o tempo de vida médio de um cão ou gato é de 12 a 16 anos ou mais.

 

  • Os animais, não são brinquedos ou objetos e assim como nós, não podem ser descartados porque ficaram grandes, velhos ou doentes.

 

  • Pense sempre com muito carinho na adoção de animais abandonados, que realmente estão precisando de um lar e cuidados especiais antes de comprar um de raça. O amor que ele vai lhe oferecer será o mesmo ou maior do que um animal com pedigree.

Adotar um animal é sempre uma experiência inesquecível e, com certeza, se for realmente de sua vontade, não irá se arrepender!

http://www.catran.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s