Às vezes pode não parecer, mas os cães e os gatos se tornam tão ou mais frágeis e suscetíveis a doenças no inverno quanto nós. Gripes, pneumonias e alergias respiratórias são frequentes principalmente em gatos e se não tratadas devidamente e a tempo podem levar o animal a morte. Como amamos nossos bichinhos e não gostaríamos de vê-los doentes, há dicas simples que podemos seguir para garantir que eles passem pela estação bem e com saúde.
1. Evite banhos frequentes
Manter o gato sempre limpinho é bem fácil porque ele mesmo faz sua higiene pessoal. É raro vermos um gato doméstico com mau cheiro, agora os cachorros… Por mais que às vezes seja complicado, é importante nesses dias frios não dar banho nos animais com muita frequência, principalmente os de pelagem grande. Ao invés de banho semanais, durante o inverno o ideal é higienizá-los a cada 15 dias e claro, em dias em que a temperatura esteja mais elevada. Após o banho, aguarde algumas horas antes de levar seu cãozinho para passear.
2. Cuidados na hora de dormir
Tente manter a caminha de seu pet bem quentinha e evite deixá-lo dormir no chão. Nas noites mais frias não deixe seu cão dormir do lado de fora, já que de madrugada, as temperaturas tendem a cair. No caso dos gatos, evite deixá-lo passear durante à noite.
Confira: Mantas de bichinhos de Microfibra ideais para este inverno.
3. Utilize acessórios
Com a temperatura fria roupinhas são sempre bem vindas, porém, devem ser confortáveis. Lembre-se de que cães não foram feitos para utilizar roupas, para eles sempre será uma experiência estranha, portanto, quanto mais confortável melhor. Agora se você tem gatinhos o artfício da roupinha não é uma boa ideia, as roupas prendem seus movimentos e eles tendem a ficar nervosos.
4. Aumente a quantidade de alimento
Assim como nós, no frio o organismo dos cães e gatos gastam mais caloria para manter o corpo funcionando normalmente mesmo sem o aumento da atividade física. Com isso, a ingestão de calorias deve ser maior para suprir esta necessidade. Se os animais continuarem comendo a mesma quantidade que é ingerida normalmente em outras épocas do ano acabam emagrecendo e consequentemente sentirão mais frio, já que não haverá energia guardada suficiente para manter a temperatura do corpo. Contudo, não exagere, o aumento deve ser de até 30% do que normalmente é ingerido pelo animal, nada mais que isso.
5. Sabia que existe vacina para gripe?
Se seu bichinho tem a imunidade baixa ou já está em idade avançada vale a pena investir na vacinação. Hoje em dia ela é bem popular e custa em torno de R$80. Pode ser aplicada em animais a partir de 6 meses de idade.
Pode acreditar que todo cuidado dispensado lhe será recompensado com mil abanadas de rabo e outras duas mil lambidas. Quer presente melhor que este?