Um pedaço da Europa no Brasil- Ubirici

246579-urubici-pedra-furada
A pedra furada é um dos mais famosos pontos turísticos da cidade

O município de Urubici está situado no Vale do Rio Urubici, na Serra Catarinense, a 60 km de São Joaquim, 158 km de Florianópolis e 454 km de Porto Alegre. É uma cidade pequena, com pouco mais de 10 mil habitantes. A área urbana está localizada num vale cercado de montanhas. A natureza do município é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, pois faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da Floresta Atlântica.

Urubici pode não ser uma das cidades mais divulgadas da Serra Catarinense, mas sem dúvida é uma das mais bonita. Possui várias atrações naturais e por isso é o destino ideal para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura. Também é uma cidade muito fria e costuma registrar neve no inverno. Seus pontos turísticos são de fácil acesso e podem ser visitados em apenas um dia.

Montanhas, cavernas, cachoeiras e muito frio fazem de Urubici um dos destinos mais cobiçados da serra catarinense. Em 1996, a cidade registrou a temperatura mais baixa do país: 17,8 graus negativos, no Morro da Igreja, a 1.828 metros de altitude. A probabilidade de nevar entre os meses de junho e agosto é grande, atraindo turistas e aventureiros que aproveitam os cenários para a prática de atividades radicais.

Contratar um guia é fundamental para curtir as belezas naturais da cidade, uma vez que as atrações são distantes do Centro e os acessos não são tão fáceis. Comece pelo pico mais alto, o da Igreja, que descortina um mar de montanhas, além do cartão-postal da região – a Pedra Furada, uma rocha vazada com 30 metros de circunferência. Uma caminhada leva à formação, mas é preciso bom preparo físico levando em conta que o percurso em meio aos cânions dura cerca de oito horas (ida e volta).

tumblr_nu65t30bqj1ql734to1_1280
O clima de frio da cidade e o visual lembra as pequenas cidades européias

Não deixe de circular pela estrada que corta a serra do Corvo Branco. O trecho tem apenas de cinco quilômetros, mas a descarga de adrenalina é garantida por conta das curvas fechadas, das descidas íngremes, dos precipícios e dos vários mirantes de onde se avistam montanhas e o litoral sul de Santa Catarina. No inverno, a paisagem pode se cobrir de gelo.

Mesmo se o frio estiver de rachar, visite as cascatas mais famosas de Urubici. A do Avencal tem impressionantes cem metros de queda livre, além de mirantes, tirolesa e rapel. Na cachoeira Véu da Noiva, a água – que chega a congelar no inverno – desce por 25 metros sobre pedras onduladas. Nos arredores, é comum a prática de canoagem por conta das emocionantes corredeiras.

Quem prefere algo menos radical deve visitar as cavernas, repletas de inscrições rupestres; ou curtir as cavalgadas promovidas pelos hotéis-fazenda. Para encerrar os trabalhos ou aquecer o corpo, aposte nos cafés coloniais ao redor da lareira.

Fonte: Internet

www.catran.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s