Pular corda

pular-corda-emagrece

 

Embora pareça brincadeira de criança, pular corda pode ser um exercício incrível, tanto para a saúde, quanto para a busca pelo corpo dos sonhos! Conheça mais sobre essa modalidade que, além de ser gostosa de praticar, pode proporcionar resultados surpreendentes.

Os benefícios de pular corda

É uma das melhores atividades cardio que você pode fazer, e impacta menos suas juntas do que a corrida. Como com a maioria das formas de cardio, há algumas rotinas diferentes que você pode fazer para ajudar a customizar seus resultados e manter o exercício interessante. Quando você incorpora pular corda na sua rotina cardio, você pode aumentar a sua queima de calorias ao enganar seu corpo e fazê-lo trabalhar mais. Pular corda também é uma forma fácil de incluir a família toda em um estilo de vida mais saudável.

Para começar, pular corda emagrece, e muito! Alguns especialistas afirmam que é possível queimar, em média, 800kcal por hora de treino. Mas esse número pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com o condicionamento físico, a intensidade do exercício e o tempo praticado.

E a atividade é eficiente não apenas no gasto calórico. Pular corda é extremamente positivo para o desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório e do sistema músculo-articular (sobretudo em membros inferiores). Assim, é possível fortalecer as pernas, braços, abdome e até o coração, tudo de uma só vez. O exercício também desenvolve a coordenação, agilidade e o equilíbrio do praticante.

O melhor de tudo é que pode ser uma atividade muito divertida! Com o tempo, é possível variar os exercícios, saltar com um pé só, para frente e para trás e até alternar os ritmos de acordo com a música.

O equipamento necessário

Um dos grandes pontos positivos de pular corda é a praticidade. O equipamento utilizado é mínimo e muito acessível. A corda não ocupa espaço, não custa caro e o exercício pode ser praticado em diferentes ambientes. Assim, não há desculpas para fugir da atividade física em viagens ou finais de semana, pois é possível levar a corda para qualquer lugar.

Um aspecto importante é o comprimento da corda: ele deve ser adequado à altura do aluno. Para medir, pise com um pé no centro da corda e puxe as duas pontas para cima, junto ao seu corpo. Assim, a corda deve chegar mais ou menos entre a cintura e as axilas.

Intensidade
Sessões intensas de pular corda são ótimas na academia, na sua sala de estar ou quintal.

Intervalos: Comece a pular em um ritmo fácil, deixando que seus pés batam no chão duas vezes entre cada volta da corda. Mantenha esse ritmo por 1 minuto, então acelere pelos próximos 30 segundos a 1 minuto para fazer seu coração bater mais rápido. Volte ao ritmo mais calmo e mantenha os intervalos por 10 minutos. Se esse é seu único exercício cardio do dia, complete esse exercício de intervalo no início e no fim dos seus exercícios, ou adicione alguns minutos de descanso ativo (caminhada, levantamento de peso, exercícios abdominais, etc) entre suas sessões de 10 minutos.

Uma Perna Só: Pular em uma perna só é uma ótima forma de fortalecer as juntas dos joelhos e tornozelos, assim como os músculos das pernas. Manter o foco, e todo o peso do seu corpo, em apenas uma perna fará sua força ir ao próximo nível rapidamente. Além disso, você poderá descansar uma perna por vez, fazendo com que você seja capaz de pular por mais tempo. Conte as voltas da corda e pule de 20 a 25 vezes em uma perna, depois troque. Pule com os dois pés como um período de intervalo antes de repetir. Repita o circuito quantas vezes for necessário para completar uma sessão de 10 minutos.

Viradas duplas: Conforme pula, incorpore uma série de pulos de virada dupla. Para fazê-los, pule mais alto e gire a corda duas vezes sob seus pés antes de tocar o chão. Faça de 5 a 10 viradas duplas, então um minuto de pulos mais fáceis antes de repetir.

Algumas vantages

– Tonifica os músculos
– Ajuda a combater a celulite
– Desenvolve a coordenação motora e agilidade
– Aumenta a resistência do corpo
– Proporciona condicionamento cardiovascular
– Queima Calorias (500-800 kcal por hora)
– Melhora a capacidade aeróbica
– Modela as curvas

Fonte: Internet

www.catran.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s