Conhecendo Blumenau

blumenau

 

Blumenau é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, Região Sul do país. Localiza-se na microrregião homônima e na Mesorregião do Vale do Itajaí.

É a terceira cidade mais populosa do estado, a 11ª da Região Sul do Brasil e única cidade média-grande de Santa Catarina, constituindo um de seus principais polos industriais, tecnológicos e universitários.

A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábitos dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, com a Oktoberfest, a segunda maior festa sobre cerveja do mundo.
O núcleo italiano da população realiza a Festitália, além de ainda ocorrerem reuniões do Centro de Tradições Gaúchas e diversas outras manifestações das culturas europeia e brasileira.

Com diversos pontos turísticos para diversos gostos tais como:

Praça da Paz

Em uma praça ao lado da Prefeitura está o monumento em homenagem ao Rotary Club. Um globo com as mãos abertas, em aço inox, com dois metros de diâmetro, representa um convite à paz, simbolizando a união com todos os povos da Terra.

Castelinho da Moelmann

Tombado pela Fundação Catarinense de Cultura, é o segundo atrativo mais fotografado do sul do Brasil. Construído em 1978 pelo empresário Udo Schadrack, de família tradicional blumenauense, o prédio consiste numa réplica da prefeitura de Michelstadt, cidade localizada ao sul da Alemanha.

Rua XV de Novembro (conjunto arquitetônico)

Inicialmente, a Rua XV de Novembro chamava-se Wurststrasse (Rua da Lingüiça), por ser estreita e sinuosa. Ao longo dos anos sofreu algumas reformas e, em 2002, a rua foi completamente reurbanizada, com a substituição dos paralelepípedos por lajotas coloridas. É neste local que são realizados os tradicionais desfiles da Oktoberfest, em outubro.

Praça Hercílio Luz

A praça está atrelada ao antigo porto de Blumenau e foi local de grande movimento na época da colonização. Ali são encontrados os monumentos em homenagem à fundação do município e aos primeiros dezessete imigrantes que chegaram de balsa ao município, além da estátua Voluntários da Pátria, que representa os soldados brasileiros em luta nas Guerra do Paraguai e 2ª Guerra Mundial. O visitante também poderá conhecer o Museu da Cerveja, com uma exposição que mostra como é o processo de fabricação. E, no final do dia, o Biergarten (Jardim da Cerveja) é um dos mais belos locais da cidade para saborear a bebida e apreciar a paisagem deslumbrante do Rio Itajaí-Açú.

Vila Itoupava

O distrito, localizado a 25 quilômetros do Centro, abriga uma área privilegiada da cidade, onde são preservadas as características germânicas. O agroturismo de Blumenau oferece aos visitantes uma farta gastronomia: são queijos, tortas, doces, licores, geléias, conservas, entre outros produtos artesanais encontrados na região.

Parque Vila Germânica

Construída em 1985 em estilo germânico, a Vila Germânica é um centro comercial que vende produtos típicos da cidade. Nas lojas que a compõem, são comercializados canecos de chope, chocolates, vinhos, trajes típicos e pequenas lembranças da Oktoberfest. O visitante pode saborear os pratos tradicionais da região em um restaurante típico e no café colonial. Na vila está localizado um centro de eventos, que abriga congressos durante todo o ano.

Ponte Aldo Pereira de Andrade

Construída com material importado da Alemanha, a Ponte de Ferro, como é conhecida na cidade, foi inaugurada em 1931. Possui extensão de 315 metros e altura de 18 metros. Já serviu de passagem para o trem que ia de Blumenau a Itajaí, transportando alimentos e produtos industrializados. Em 1991, foi restaurada para receber o tráfego de veículos, ligando o Centro ao bairro Ponta Aguda.

Ponte dos Arcos

A ponte é um dos cartões postais da cidade e tem 160 metros de comprimento e três arcos de 41,65 metros cada um. Foi inaugurada em 28 de janeiro de 1951 para ligar o trecho ferroviário entre Blumenau e o município de Gaspar. Mas, somente em dezembro de 1954, o então presidente da república, João Café Filho, fez a viagem que pôs em funcionamento a linha férrea entre as duas cidades.

Cervejarias
Cervejaria Eisenbahn
Cervejaria Bierland

Teatros
Teatro Carlos Gomes

Museus
Museu da Família Colonia
Museu do Cristal
Museu da Água

Fonte: Internet

www.catran.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s