Dicas de conservação para suas roupas

289886Antes de lavar:

  • Separe a roupa a ser lavada pela tonalidade das cores. Esse cuidado evita manchas e mantém as cores mais brilhantes e bonitas.
  • Os artigos compostos de algodão tendem a soltar penugem e encolher nas primeiras lavadas o que é característica natural da fibra. Evite misturar produtos novos com produtos já usados.
  • Não lave artigos de tecidos compostos de algodão/poliéster e algodão/viscose com artigos de tecido 100% algodão. O atrito entre os tecidos, que acontece no interior da máquina de lavar e da secadora, provoca a formação de bolinhas (pilling). O excesso de peças colocadas na máquina de lavar aumenta este atrito, provocando, também, o desbotamento e aumentando o desgaste dos tecidos. Máquinas de lavar com tambor rotativo (abertura frontal) agridem menos os tecidos, além de economizarem água, quando comparada com as máquinas tipo tanque (abertura superior).

Ciclo suave na máquina:

  • Toalhas de banho e de praia devem ser lavadas no ciclo suave das máquinas de lavar automáticas ou por tempo de batimento reduzido nas demais. Bater demasiadamente esses tecidos gera penugens.
  • Ao lavar no tanque, evite usar escovas ou qualquer material que possa desgastar o tecido ou provocar o desbotamento das cores.
  • Utilize sabão em pó ou líquido e amaciantes, respeitando as quantidades aconselhadas pelo fabricante. Dissolver o sabão em pó antes de colocá-lo na máquina evita manchas desagradáveis. O excesso desses produtos também pode provocar manchas, desbotamentos e perda do poder de absorção das toalhas. Os amaciantes formam uma camada oleosa nas fibras o que reduz o poder de absorver águas destas, além de provocar poluição em rios e mares.
  • Não deixe as peças de molho por tempo prolongado, isso pode provocar manchas e perda de brilho das cores.
  • Evite ao máximo colocar peças dobradas na máquina de lavar. Os locais das dobras sofrem maior atrito, aumentando o desgaste do tecido e o desbotamento nessas áreas.

Pouco calor, nada de alvejantes:

  • Observe na etiqueta afixada no produto a temperatura máxima a ser utilizada para lavar. Não use produtos que contenham cloro (água sanitária, alvejantes) em tecidos coloridos. Eles desbotam os corantes utilizados no tingimento e nas estampas. Verifique atentamente os rótulos dos produtos de limpeza utilizados.
  • Coloque a roupa para secar imediatamente após a lavagem. Deixar as peças úmidas por muito tempo na máquina ou no balde pode causar manchas e mofo.
  • Quando utilizar secadora, os artigos de algodão/poliéster e, principalmente, polipropileno/poliéster devem secar em temperatura mínima. Observe também a orientação, na etiqueta, sobre a forma mais correta de secagem do seu produto.
  • Ao passar as roupas, siga rigorosamente as instruções da etiqueta do produto, especialmente no que diz respeito à temperatura do ferro e à utilização de vapor.

Observações Importantes:

  • Sempre olhe com atenção as instruções da embalagem, como tamanho, estampas e composição do produto. Certifique-se de que a estampa do produto que está dentro da embalagem é realmente a que você escolheu.
  • Quando escolher o tamanho dos produtos, leve em conta um pequeno encolhimento, natural do algodão.

CONFIRA NOSSA SEÇÃO DE CAMA, MESA E BANHO.

 

Acesse: catran.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s