Dúvidas sobre viagem de avião com a família.

mae-e-filha-viajando-de-aviao-44870Viajar de avião é um hábito cada vez mais comum na vida dos brasileiros. Os longos e cansativos trajetos de ônibus têm sido substituídos pelo conforto e pela rapidez dos voos. Para facilitar a vida dos passageiros iniciantes e também daqueles que já tiveram essa experiência, mas ainda se confudem com alguns procedimentos, Ana Maria preparou um guia com as principais dúvidas. A consultora de imagem Vanessa Barone, de São Paulo, e técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero (responsável pela administração dos aeroportos) dão as respostas. Boa viagem!

No aeroporto

1. O que é check-in?
Pronuncia-se “chéquin”. É a apresentação do passageiro no balcão da empresa aérea, com a bagagem, os documentos e a passagem ou o localizador (código do bilhete). Ali se faz a emissão do bilhete de passagem, o despacho da bagagem e a identificação da bagagem de mão.

2. Devo chegar ao aeroporto quanto tempo antes do voo?
Ao menos uma hora antes em voos domésticos (dentro do Brasil) e duas horas antes em voos internacionais. Nas férias, chegue um pouco antes para evitar fila.

3. Com quantas malas posso viajar?
Em voos no Brasil, você pode despachar até 23 kg de bagagem. O excesso de peso será cobrado (o valor varia conforme a empresa). A bagagem de mão deve ser pequena e pesar até 5 kg. Não pode conter objetos cortantes nem líquidos.

4. Meu filho menor de idade pode viajar sozinho?
Pode, mas antes você precisa entrar em contato com o Juizado da Vara da Infância e da Juventude para pedir uma autorização. Os comissários de bordo ajudarão seu filho durante o voo.

5. Posso embarcar com meu cachorro?
Ele pode viajar com você ou ir no porão do avião (cada companhia tem sua regra). Informe-se sobre as taxas e a documentação exigida.

No avião

6. Com que roupa eu vou?
Não precisa ser uma roupa chique. Mas evite o excesso de informalidade, como calças de moletom, barriga de fora, shorts muito curtos ou chinelos. Vista-se com discrição e conforto. Calça jeans é uma boa para toda a família. Nos pés, vá de tênis ou sapatilha. E tenha um casaco à mão para encarar o ar-condicionado.

7. Viajo com parentes. Posso andar pelo avião para conversar com eles?
Melhor não, especialmente em voos curtos. Você pode atrapalhar o serviço de bordo ao parar no corredor estreito e comprometer sua segurança em caso de turbulência. A voz alta também pode incomodar os passageiros.

8. Meus filhos querem ver a cabine do piloto. Pode?
Enquanto o avião estiver em solo e parado, não costuma haver problemas, mas sempre peça autorização para os comissários de bordo. Durante o voo, não pode.

9. Preciso mesmo apertar o cinto de segurança?
Sim, ele garante sua segurança. Na decolagem, durante o voo e no pouso, ele tem de estar afivelado e justo. Mantenha o cinto sempre que os comissários de bordo pedirem – isso impede acidentes em turbulências.

10. Por que preciso desligar o celular?
Porque ele pode atrapalhar o funcionamento dos instrumentos da aeronave. MP3 e outros aparelhos eletrônicos podem ser usados após a decolagem e antes do pouso – com volume baixo, para não incomodar ninguém.

11. O que acontece durante uma turbulência?
A turbulência faz com que o avião balance e varie de altitude, subindo e descendo rapidamente. É comum quando a aeronave passa por camadas de nuvens espessas, vento ou chuva. Durante uma turbulência, permaneça sentada com o cinto afivelado. Se estiver no banheiro, volte o mais rápido possível a seu lugar. Mantenha a calma, porque esse balanço costuma durar pouco tempo.

12. O que eu faço se alguém estiver sentado no meu lugar?
Confira no cartão de embarque o número da fileira e da poltrona, se é na janela ou no corredor. Caso a pessoa realmente esteja em seu lugar, peça licença e mostre seu cartão de embarque. Caso você tenha qualquer dificuldade, chame um comissário de bordo.

13. Posso levar um lanche de casa?
Durante o serviço de bordo, normalmente é servido água, sucos, refrigerantes e lanchinho (em alguns voos, eles são pagos à parte). Você pode levar de casa alimentos industrializados, como biscoitos, barrinhas, potes de comida para bebê ou sucos em caixinha.

Antes e depois de voar

14. Perderam minha mala! O que eu faço?
Procure imediatamente o setor de bagagens da companhia aérea e apresente o comprovante de despacho de bagagem – ele é sua garantia. Você precisa preencher um formulário, e, quando sua bagagem for localizada, ela será enviada direto para sua casa.

15. Perdi meu voo. E agora?
Se você chegar atrasada ou perder o voo por qualquer motivo, será cobrada uma taxa de não comparecimento, chamada de “no show”. Verifique com a companhia aérea o valor dessa taxa e como proceder para marcar sua viagem em outra data. Essa remarcação pode ter custo adicional.

16. O avião atrasou. É normal?
Se você chegar atrasada ou perder o voo por qualquer motivo, será cobrada uma taxa de não comparecimento, chamada de “no show”. Verifique com a companhia aérea o valor dessa taxa e como proceder para marcar sua viagem em outra data. Essa remarcação pode ter custo adicional.

17. O que é overbooking?
Ocorre quando a companhia vende mais passagens do que o número de assentos do avião. Se você não embarcar por isso, conte o que aconteceu a um funcionário da supervisão da companhia. A empresa tem de acomodá-la em um voo em até quatro horas ou pagar um hotel para você.

Fonte: M de Mulher

 

Acesse: catran.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s