Dicas

O que a segunda-feira significa para você?

jovens-desmotivados-com-trabalho

Acho engraçado como o domingo não está nem na metade e o Facebook já começa a pipocar de imagens como “amanhã é segunda-feira”, geralmente com a carinha de um cachorro exausto ou o Garfield (representante-mor do ódio às segundas) fazendo qualquer reclamação sobre a semana que começa. Por volta da quarta-feira, começam a aparecer as imagens fazendo contagem regressiva para sexta e, na sexta, um verdadeiro Carnaval comemorativo por parte de todos.

Eu entendo o sentimento. Também adoro quando chega o final de semana, quando posso passar mais tempo com a minha família, descansar um pouco mais que nos dias em que trabalho fora, passear, fazer outras atividades. Mas, desde que comecei a trabalhar, eu aprendi a identificar certos sinais de desânimo com relação ao que fazemos da vida, geralmente pela forma como nos comportamos quando chega a segunda-feira.

Se você costuma ficar desanimado com a chegada da segunda, eis algumas dicas para você tentar mudar a sua perspectiva:

1. Veja a segunda-feira como o primeiro de cinco dias em que você precisa resolver projetos. O simples fato de você organizar suas tarefas para cinco dias seguidos, sendo a segunda o primeiro, já muda um pouco a forma de encarar a segunda. Porque, vamos combinar? Que levante a mão quem nunca acordou atrasado, cansado, desanimado e se arrastou até o trabalho em uma segunda-feira? Passou o dia todo bebendo café, chegou em casa exausto, tomou banho, comeu qualquer besteira e foi dormir. Vai empurrando os dias com a barriga até comemorar a chegada de sexta e o final de semana de novo. É assim que você gostaria de passar o resto dos seus dias? Sejamos francos: seja qual for nossa profissão, precisamos encarar o dia-a-dia. Se você passa a semana inteira desejando chegar sexta-feira, talvez seja um sinal muito importante do seu cérebro para você mudar algumas coisas na sua vida. Sobreviver desse jeito é um desperdício de vida e tanto.

2. Tenha objetivos de longo, médio e curto prazo. Sabe por que ter esses objetivos é importante? Porque eles te dão foco no dia-a-dia. Se você souber que pretende comprar um carro daqui a seis meses, vai ficar mais fácil economizar dinheiro, por exemplo. Se você está fazendo estágio em uma empresa há três meses, mas vive cansada(o), pense no motivo pelo qual está fazendo isso. Você sabe que é bom para a sua carreira fazer esse estágio, que é bom ganhar seu próprio dinheiro (mesmo que mínimo) e que você aprende muita coisa no dia-a-dia que sempre vai fazer parte da sua experiência profissional. Ter tudo isso em mente faz a gente encarar toda a situação de uma forma um pouco mais leve. Se estiver extremamente cansativo ou desanimador, você pode estabelecer prazos, como: “preciso ficar um ano neste estágio e depois procurarei outra coisa” ou “ficarei neste emprego até terminar minha pós-graduação” ou “aguentarei esse chefe só até terminar meu curso de inglês”. Ter objetivos é essencial para que você não perca tempo na vida fazendo algo que não lhe acrescentará nada. É o seu parâmetro.

3. Pare de pensar só em trabalho. Nem todos temos o emprego dos sonhos, mas nem por isso devemos resumir nossa vida ao nosso trabalho. Se o seu trabalho não te motiva o suficiente, ou te deixa cansada(o) – enfim, sabemos os motivos que nos fazem odiar as segundas-feiras -, se isso acontece, valorize mais as outras atividades da sua vida, as coisas que você gosta de fazer. De repente a segunda-feira pode ser o dia em que você fará um artesanato novo em casa, por exemplo, ou irá ao cinema com uma amiga. Procure encontrar motivações além do trabalho.

Algumas pessoas fazem da vida seu trabalho porque realmente amam o que fazem e se sentem completas dessa forma. Essas pessoas, no entanto, não odeiam as segundas-feiras. Eu acredito que o seu objetivo deva ser parecido com o que elas fazem, independente do trabalho que você executa: escritório, agência de publicidade, consultório médico, clínica de estética, faxina, dona de casa, artesanato, costura, esportes, estudos etc! Seja qual for sua atividade, valorize a sua vida e busque fazer o que você realmente ama. Pode demorar, pode ser rápido, mas tenha um ideal. Transforme esse ideal em objetivos, com metas e prazos. Viver com significado é o jeito mais fácil e verdadeiro de encarar as segundas-feiras e chegar naquele estado de “nossa, mas já é sexta?” em que você desejaria continuar trabalhando mais.

Mesmo o trabalho mais chato pode ser visto de outra maneira se ele tiver um significado para você. Busque esse significado! Todos os dias quando acordamos temos a oportunidade de fazer algo extraordinário em nossas vidas, nem que seja somente para celebrar o fato de estarmos vivos e abertos a mil possibilidades! A segunda-feira é o início da semana – não desperdice sua vida!

Fonte: Vida Organizada

 

Acesse: catran.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s