Dicas

5 dicas para seu sofá ficar como novo por muito mais tempo

Não tem prazer maior do que chegar cansado depois de um dia de trabalho tomar um banho e se jogar no sofá. Justamente por isso a principal característica que buscamos ao comprar um estofado é o conforto, afinal, não adianta ter um sofá bonito mais que seja desconfortável. Estofados confortáveis não são baratos, costumam ser um investimento considerável, portanto, o mínimo que podemos fazer é conservá-lo da melhor maneira possível para que ele tenha uma boa durabilidade e possamos usufruir dele por bastante tempo. Pensando nisso separamos algumas dicas que vão te ajudar nesta tarefa.

1. Proteja e aspire com frequência

Mantas são excelentes para proteger o estofado

Farelo de biscoito e pão, poeira, fuligem, pelos de animais, tudo isso
acumula no estofado com muita facilidade. Capas de estofados são sempre muito bem vindas quando o assunto é proteger seu sofá. Podem não ser tão elegantes, mas, garantem uma boa durabilidade do seu móvel. Porém, se as capas não te agradam muito, outra boa opção são as mantas que também ajudam bastante quando o assunto é manutenção do estofado. Muitas pessoas optam também por revestir o móvel com tecidos impermeáveis (medida bem eficiente, porém, não costuma ter um valor muito acessível). Além das mantas e das capas o aspirador de pó é um excelente aliado. Aspirar uma vez por semana é suficiente para manter o móvel limpo e bem cuidado.

2. Bichinhos de estimação
Falando em aspirador de pó, para ambientes com animais de estimação, a aspiração pode ser realizada com mais frequência, já que, pelos de cães e gatos se disseminam com muita facilidade. Neste caso as mantas e capas continuam sendo um artifício importante.

3. Evite ao máximo utilizar soluções de limpeza liquida
Não acredite muito nessas várias soluções de limpeza para carpete e estofado que estão disponíveis do mercado ( o mesmo vale para as misturinhas caseiras, sobretudo aquelas que levam vinagre, ele pode corroer as fibras naturais dos tecidos ) . Entre outras coisas elas normalmente são liquidas e os estofados em sua maior parte são compostos de tecido e espuma, ou seja, materiais que absorvem o liquido de forma muito eficiente. Uma vez absorvido o produto ficará acumulado em seu móvel podendo causar manchas e mal cheiro. Se for realmente necessário uma limpeza mais profunda, procure por empresas especializadas em limpar este tipo de móvel.

4. A cor do móvel também influencia
Se o seu sofá é de cor clara é importante que a poeira e os resíduos estejam eliminados com mais frequência já que o acúmulo pode manchar o estofado (para evitar manchas neste casos também é necessário proteger o sofá do sol). Já os estofados de cores escuras e estampados além de protegê-los da luz solar é importante que seja evitado ao máximo o contato com líquidos pois esses móveis tem maiores chances de manchar e desbotar.

5. Mas, e se molhar for a unica solução?
Fazer as refeições no sofá é mais confortável para muitas pessoas, mas, muitas vezes acidentes acontecem. No caso de manchas de comida é permitido passar um pano úmido somente com água para evitar que a mancha se fixe totalmente no tecido. O ideal é umidificar com o pano toda a parte onde a sujeira se acumula de modo que evite manchas d’água. Para secar, o recomendado é apostar em um tecido seco e usar um ventilador. Essas medidas são emergenciais, o ideal para certificar-se de que a mancha será totalmente removida é procurar um profissional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s