Os seis alimentos mais perigosos para a saúde de seu cão ou gato

dog

Que atire a primeira pedra aquele que nunca deu para seu cão ou gato um pedacinho de seu lanche, ou janta ou almoço? Sim, é muito difícil resistir àquelas caras fofas pedintes a nos olhas quando estamos comendo, mas negar um pouco de nosso alimento aos bichinhos pode ser também um ato de amor. Muitos alimentos que para nós parecem inofensivos podem causar um grande estrago no organismo de nossos cães e gatos. Separamos alguns deles para você conferir, afinal, todo cuidado é pouco quando o assunto é a saúde de nossos amigos.

1.Chocolate

chocolate

Esse talvez seja o maior dos vilões para o organismo de nossos pets. O chocolate contém uma substância presente no cacau chamada Teobromina que é uma das maiores causadoras de intoxicações intestinais e estomacais graves em cães e gatos. Ela é tão perigosa para os animais de estimação que pode provocar desde vômitos leves até a morte. Portanto, chocolate deve passar bem longe deles.

2. Uva e uva passa

pasas

Boa parte das pessoas não fazem a menor ideia, mas  uvas e uvas passa são muitos perigosas para os animais. Embora ainda não se saiba a causa, a ingestão de uva pode causar lesão renal aguda, insuficiência hepática, vomitos, diarreia e em alguns casos mais graves até a morte do bichinho.

3. Leite e derivados

leite

Aí chega em sua casa um filhote de gatinho,  em nossa mente gato, sobretudo os filhotes, gostam de que? Leite, certo? Não! Muito Errado. Cães e gatos são mamíferos, porém, há uma diferença importante na composição do leite produzido por cada espécie de mamífero. Portanto o leite produzido pelas mamães gatas e mamães cadelas são bem diferentes do leite de vaca que nós consumimos. Em animais filhotes o consumo de leite de vaca pode provocar desde diarreia e desnutrição até o óbito do animalzinho. Já em animais adultos o consumo constante de leite de vaca pode levar o animal a desenvolver problemas digestivos leves a severos. Já alguns derivados do leite podem ser dados, mas em quantidades bem mínimas, então, o famoso hábito que os pets amam de lamber a tampinha do pote de iogurte pode ser mantido!

4. Ossos e carnes sem cozimento

ossos-de-frango-para-cachorro

Os ossos, principalmente os de frango, podem provocar engasgo e até mesmo perfuração de órgãos internos importantes como o intestino, por exemplo. Já a carne crua, sem cozimento, pode contaminar seu bichinho com alguma bactéria como a Salmonella.

5. Sal

sal

Se você tem o hábito de preparar algum alimento caseiro para seu pet não utilize sal de forma alguma. Assim como o sal em excesso faz mal para o nosso organismo, para os animais a regra é a mesma O excesso de sal pode causar intoxicações graves em cães e gatos.

6. Cebola e alho

cebola e alho

Quem tem animais sabe que eles tem o hábito de nos “vigiarem” enquanto cozinhamos na esperança de que algum alimento caia no chão para que eles prontamente peguem e comam. Com isso,  é importante dizer que alimentos abundantes em nossas cozinhas, como a cebola e o alho devem ser mantidos bem longe dos pets. Isso porque como os outros alimentos que citamos o alho e a cebola também são muito prejudiciais ao animais.  Crus, desidratados, cozidos ou produtos contendo cebola ou alho em pó, todas essas formas de ingestão são proibidas para cães e gatos. Portanto, nada de dar alimentos temperados com alho ou cebola para eles. O consumo pode provocar alterações nos glóbulos vermelhos provocando anemia.

Lembrando que todas essas dicas são baseadas em informações passadas por veterinários. Vamos segui-las e manter nossos bichinhos sempre saudáveis e felizes.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s