Muitas pessoas viram a cara quando o assunto é carne de soja, mas acredite, ela pode ser muito gostosa e não deixa nada a desejar se preparada da forma adequada. A soja é um grão muito nutritivo, rico em proteínas, em gorduras “boas” para o nosso organismo além de fibras, vitaminas e minerais. Por isso ela é tão utilizada por adeptos da comida vegana e vegetariana, pois, é um excelente substituidor da carne branca e vermelha. Todos esses componentes da soja trazem excelentes benefícios para o nosso organismo como, por exemplo, a melhora dos níveis de colesterol no sangue e o auxílio na diminuição da glicose no organismo auxiliando pessoas diabéticas.
Mas se ela é tão boa para saúde, porque muitas pessoas não gostam?
Grande parte das pessoas viram a cara para alimentos a base de soja sem nem ao menos prová-los. A soja pode sim ser um alimento muito saboroso se preparado da forma adequada. A carne de soja, preparada a partir da proteína texturizada de soja, é super fácil de preparar além de ter um excelente custo benefício. Um saco com 500 gramas custa em média R$8,00 e tem um excelente rendimento, sendo muito mais barato que a mesma quantidade de carne vermelha, por exemplo
Onde encontrar a proteína texturizada de soja e como preparar a carne de soja?
A proteína texturizada de soja usada para a preparação da carne de soja já é vendida em muitos mercados e se encontra com facilidade em qualquer loja de produtos naturais. Ela é vendida em dois tipos, a escura, ideal para substituir a carne bovina e a clara, ideal apara substituir a carne de frango. Ambas são excelentes para o preparo de almôndegas, hambúrgueres, molhos à bolonhesa, recheios e qualquer outra receita que se usaria carne moída bovina ou carne de frango.
Para criar qualquer prato a partir da proteína texturizada de soja, é necessário prepará-la antes. A soja virá do mercado seca, como se fossem mini pedrinhas e precisa ser hidratada para ser consumida.
Importante: Após ser hidratada a soja dobra de tamanho, portanto, para evitar desperdícios, calcule o quanto pretende comer. Após ser hidratada, a proteína de soja pode ser guardada por até 3 dias na geladeira ou por até 3 meses no freezer em saquinhos tipo ziploc.
Hidratando a proteína de soja
Para hidratar a proteína de soja e deixá-la pronta para consumo, deve-se colocá-la em uma vasilha, cobri-la com água fervente e acrescentar uma colher de sopa de vinagre ou suco de limão. A soja deve ficar submersa por mais ou menos 10 minutos. Após este período, verifique se a proteína está macia, se estiver, escorra e aperte bem, como se estivesse espremendo para deixá-la sequinha, sem excesso de água. O vinagre ou o suco de limão servem para retirar o sabor forte característico da soja.
Principais pratos que você pode fazer com a proteína de soja
Depois da soja devidamente hidratada a gama de pratos que pode ser preparada é enorme. A mais fácil é a carne moída que fica muito parecida com a de carne bovina. Basta refogar a proteína de soja exatamente como você faria com a carne, usando alho,cebola, sal e temperos à gosto.

Hambúrgueres e almôndegas também ficam excelentes, basta usar a criatividade e aquele seu toque especial de temperos. Mas, em caso de dúvida deixaremos aqui uma receitinha:
Hambúrguer de soja:
- 2 xícaras de proteína texturizada de soja escura hidratada
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 tomate picado
- 1 ovo batido
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- Sal a gosto
- Cebolinha, salsinha e orégano a gosto
Junte todos os ingrediente em uma vasilha e misture bem até ficar homogêneo. Se na hora de moldar os hambúrgueres a misturar estiver mole, basta acrescentar um pouco mais de farinha.
Doure em frigideira quente com um pouco de azeite.
Se animou? Dar uma chance para uma alimentação mais saudável é sempre vantajoso. Vamos experimentar!