Carne de soja saborosa? Sim, é possível!

Muitas pessoas viram a cara quando o assunto é carne de soja, mas acredite, ela pode ser muito gostosa e não deixa nada a desejar se preparada da forma adequada. A soja é um grão muito nutritivo,  rico em proteínas, em gorduras “boas” para o nosso organismo  além de fibras, vitaminas e minerais. Por isso ela é tão utilizada por adeptos da comida vegana e vegetariana, pois, é um excelente substituidor da carne branca e vermelha.  Todos esses componentes da soja trazem excelentes benefícios para o nosso organismo como, por exemplo, a melhora dos níveis de colesterol no sangue e o auxílio na diminuição da glicose no organismo auxiliando pessoas diabéticas.

Mas se ela é tão boa para saúde, porque muitas pessoas não gostam?

Grande parte das pessoas viram a cara para alimentos a base de soja sem nem ao menos prová-los. A soja pode sim ser um alimento muito saboroso se preparado da forma adequada. A carne de soja, preparada a partir da proteína texturizada de soja, é super fácil de preparar além de ter um excelente custo benefício. Um saco com 500 gramas custa em média R$8,00 e tem um excelente rendimento, sendo muito mais barato que a mesma quantidade de carne vermelha, por exemplo

Onde encontrar a proteína texturizada de soja e como preparar a carne de soja?

A proteína texturizada de soja usada para a preparação da carne de soja já é vendida em muitos mercados e se encontra com facilidade em qualquer loja de produtos naturais. Ela é vendida em dois tipos, a escura, ideal para substituir a carne bovina e a clara, ideal apara substituir a carne de frango. Ambas são excelentes para o preparo de almôndegas, hambúrgueres, molhos à bolonhesa, recheios e qualquer outra receita que se usaria carne moída bovina ou carne de frango.

proteina texturizada de soja.jpg

Para criar qualquer prato a partir da proteína texturizada de soja, é necessário prepará-la antes. A soja virá do mercado seca, como se fossem mini pedrinhas e precisa ser hidratada para ser consumida.

Importante: Após ser hidratada a soja dobra de tamanho, portanto, para evitar desperdícios, calcule o quanto pretende comer. Após ser hidratada, a proteína de soja pode ser guardada por até 3 dias na geladeira ou por até 3 meses no freezer em saquinhos tipo ziploc.

 

Hidratando a proteína de soja

soja4_.jpg

Para hidratar a proteína de soja e deixá-la pronta para consumo, deve-se colocá-la em uma vasilha, cobri-la com água fervente e acrescentar uma colher de sopa de vinagre ou suco de limão. A soja deve ficar submersa por mais ou menos 10 minutos. Após este período, verifique se a proteína está macia, se estiver, escorra e aperte bem, como se estivesse espremendo para deixá-la sequinha, sem excesso de água.  O vinagre ou o suco de limão servem para retirar o sabor forte característico da soja.

Principais pratos que você pode fazer com a proteína de soja

Depois da soja devidamente hidratada a gama de pratos que pode ser preparada é enorme. A mais fácil é a carne moída que fica muito parecida com a de carne bovina. Basta refogar a proteína de soja exatamente como você faria com a carne, usando alho,cebola, sal e temperos à gosto.

carne mo´´ida de soja
Carne moída de soja. Créditos: megabuzz.com.br

Hambúrgueres e almôndegas também ficam excelentes, basta usar a criatividade e aquele seu toque especial de temperos. Mas, em caso de dúvida deixaremos aqui uma receitinha:

hamburguer de soja

Hambúrguer de soja: 

  • 2 xícaras de proteína texturizada de soja escura hidratada
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 tomate picado
  • 1 ovo batido
  • 1/2 xícara de farinha de trigo 
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de shoyu 
  • Sal a gosto
  • Cebolinha, salsinha e orégano a gosto

Junte todos os ingrediente em uma vasilha e misture bem até ficar homogêneo. Se na hora de moldar os hambúrgueres a misturar estiver mole, basta acrescentar um pouco mais de farinha.

Doure em frigideira quente com um pouco de azeite.

Se animou? Dar uma chance para uma alimentação mais saudável é sempre  vantajoso. Vamos experimentar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s