Dicas

Como ter um aquário em casa sem colplicações

aquario-em-casa_1
De vários tamanhos os aquários decoram e trazem um ar relaxante para o ambiente

Eles são lindos, decoram a casa de forma irreverente e elegante ao mesmo tempo, mas, ter um aquário em casa dá muito trabalho, certo? Errado! Assim como qualquer outro animalzinho de estimação, ter um aquário com peixes vai sim demandar um pouco do seu tempo, afinal, são vidas que precisam de cuidados básicos como alimentação e higiene. Mas sim, peixes são animais mais frágeis do que os animais de estimações tradicionais e qualquer desequilíbrio no ambiente em que eles vivem pode não fazer bem.

Com isso, vários fatores devem ser controlados em um aquário para garantir que tudo fique bem e que os peixes vivam por bastante tempo. Ter um pedacinho na natureza em casa faz muito bem, não há nada mais agradável e relaxante do que observar um aquário. Juntamos as principais dicas para você ter o seu com facilidade e sem muito trabalho, vamos conferir!

Que tamanho deve ter um aquário e onde ele deve ficar?

O tamanho do aquário é muito relativo, depende do espaço que você possui em sua casa e do local onde vai colocá-lo. Existem aquários de diversos tamanhos, você pode escolher qual o mais adequado para a sua realidade. Lembrando que cada tamanho de aquário comporta uma determinada quantidade de peixes e essa quantidade de forma alguma pode ser ultrapassada.

aquario-em-casa_5
Exemplo de aquário pequeno que também é um charme

Seu aquário deve ficar em um local onde tenha uma boa iluminação natural, mas longe da incidência direta da luz solar. Aquários são pesados, logo devem ficar em locais que tenham uma boa sustentação. Caso você tenha algum outro animal doméstico, mantenha o aquário  em local seguro. Tenha certeza de onde quer colocá-lo, pois, uma vez cheio ele não poderá ser movido, a não ser que seja esvaziado. Certifique-se também de que há tomadas próximas do local onde o aquário ficará.

Como deve ser o equilíbrio da água?

Obviamente peixes não são naturais de águas com cloro como as que chegam em nossas torneiras, portanto, para tê-los é necessário adequar a água em que eles vão viver para  que fique o mais próximo possível de seu habitat natural. A água deve ser preparada, para isso é necessário comprar junto com o aquário alguns equipamentos fundamentais, são eles:

Filtro externo: Ele é primordial e serve para conservar a água livre de substâncias tóxicas para os peixes.

Aquecedor com termostato: Mantém a água do aquário em uma temperatura constante. pois, variações bruscas na temperatura afetam diretamente a saúde de peixes.

Bomba de ar: Nem sempre é necessário, porém, se você optar por um aquário grande em muitas vezes é indispensável. Auxilia a oxigenação da água, já que, em alguns casos, somente a presença de plantas não é suficiente

Para que a água fique adequada para receber os peixes é preciso que esteja  livre de cloro  e de possíveis metais pesados presentes na água que recebemos em nossas casas. Para isso, alguns produtos chamados condicionadores  devem ser utilizados conforme instrução. Ao comprar seu aquário peça orientação de como utilizá-los.

 

Iluminação e ornamentação

Iluminação: Geralmente as tampas dos aquários já vem com suporte para iluminação, você só precisará escolher uma lâmpada que não esquente muito para não compromer a temperatura da água e não prejudicar seus peixes. É de extrema importância apagar a luz do aquário durante a noite, pois, assim como nós os peixes precisam dormir e a luz direta atrapalha os animais.

aquario-em-casa_3
A iluminação pode interferir diretamente na temperatura da água

Plantas, cascalhos e pedrinhas dão um “up” na decoração do seu aquário, mas não os compre aleatoriamente. Consulte o vendedor ao comprar para saber qual planta deve ser comprada para a espécie de peixe que você pretende ter e como elas devem ser colocadas no aquário. Evite utilizar pedrinhas muito coloridas, a tinta usada para tingi-las pode intoxicar os animais.  Peixes adoram esconderijos, ao escolher as ornamentações tenha certeza de que virarão bons esconderijos.

 

E o mais importante: os peixes!

Procure escolher peixinhos que sejam compatíveis entre si, e não esqueça que, assim como outros animais, peixes filhotes crescem e quando isso acontecer o aquário que você adquiriu pode não ser adequado para ele. Os peixes têm necessidades  de espaço que dependem do seu tamanho e comportamento. Procure por peixes fáceis de criar e não compre animais somente pela aparência. Pesquise e procure começar por espécies mais resistentes, quando já tiver mais experiência, aí sim parta para espécies que necessitem de cuidados especiais.

aquario-em-casa_7

Importante: Pesquise por bons vendedores para evitar comprar animais doentes que podem contaminar ou outros indivíduos do seu aquário.Desconfie de preços muitos baixos, invista um pouco mais para evitar arrependimentos futuros.

Pesquise, siga as regras e ficará feliz da vida em perder horas admirando seu aquário!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s