O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum em todo o mundo. As mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo da doença, porém, por mais estranho que possa parecer, ela também atinge os homens. Para levar para a população a conscientização da necessidade de haver uma prevenção e um diagnóstico precoce da doença, desde 2010 o Brasil faz parte do movimento Outubro Rosa.
O movimento começou em Nova Iorque na década de 90, onde desde então, todo ano é promovida a Corrida pela cura (que também é realizada no Brasil), maratona que incentiva a prática do exercício físico e conscientiza sobre a importância da prevenção do Câncer de mama. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) participa deste movimento, promovendo espaços de discussão sobre o controle do câncer de mama e divulgando e disponibilizando materiais informativos.

Diversas empresas e entidades apoiam de várias maneiras o movimento principalmente no incentivo para que, principalmente as mulheres, conheçam cada vez mais o seu corpo. O autoexame das mamas ainda é a forma mais eficiente de diagnóstico precoce o que aumenta muito as chances de cura, já que de acordo com o INCA, as lesões em estágios iniciais costumam ser bem menores e mais fáceis de serem tratadas.

Ainda de acordo com o dados do governo, somente em em 2014 14 mil mulheres e cerca 180 homens morreram em decorrência da doença. Uma lei aprovada em 2013 garante às pacientes em tratamento colocação de próteses mamárias em caso de necessidade de remoção da mama, assim como cirurgias plásticas reparadoras logo após a remoção do tumor. Uma boa notícia é que aumentaram os índices de tratamentos bem sucedidos no Brasil, ou seja, um maior número de pessoas alcançaram a cura.
A fitinha rosa é o símbolo da campanha e durante todo mês estará presente em nossas postagens. Nós apoiamos!
E você está esperando o que? Já fez o seu autoexame?