Os 6 alimentos do dia a dia que ficam ótimos se feitos no micro-ondas

micro_ondas

 

Ele é o melhor amigo de quem passa a maior parte de seu dia fora de casa e não tem tempo de cozinhar refeições fantásticas, mas já foi alvo de algumas polêmicas. O micro-ondas definitivamente é indispensável nos dias de hoje e facilita muito nosso dia a dia.  Muitas pessoas não sabem, mas o primeiro micro-ondas surgiu em 1947. A sua tecnologia foi inventada durante a segunda Guerra Mundial para ajudar os soldados a preparar seus alimentos com mais facilidade.

Muitos acreditam que as ondas emitidas pelo aparelho entre outras coisas, retiram os nutrientes dos alimentos e causam câncer. Na verdade, as ondas por ele emitidas não penetram no alimento e só servem mesmo para aquecê-los. Quando a perda de nutrientes, na verdade, qualquer alimento que seja aquecido, seja na panela ou no micro-ondas, sofre perda de seus nutrientes de qualquer maneira.

Mas é claro, alguns cuidados devem ser tomados na hora de utilizar o forno micro-ondas. Alguns tipos de materiais não devem de forma alguma entrar em contato com a aparelho, como:

  • Embalagens de alumínio
  • Embalagens de isopor
  • Embalagens plásticas de sorvete, margarina, yogurte
  • Batatas ( sim, elas explodem! Só podem ser colocadas se forem furadas com o garfo antes)
  • Sacos de pão
  • ovos com casca (também explodem)
  • Se puder, evite potes de plástico mesmo os resistentes ao micro-ondas inclusive mamadeiras, dê preferência para potes de vidro. O plástico sim libera substâncias que podem ser cancerígenas.

 

Dadas as devidas precauções vamos ao que importa! Há vários alimentos do dia a dia que ficam excelentes se forem feitos ao micro-ondas e muitas pessoas não sabem. E o melhor, são preparados bem rapidinho, confiram:

 

1. Arroz

arroz_micro-ondas

A medida que deve ser usada é a mesma da receita tradicional: Para cada xícara de arroz duas xícaras de água. Para fazer duas xícaras de arroz então, coloca-se duas xícaras de água, meia colher de sopa de óleo, e um dente de alho (ou tempero de sua preferência) e meia colher de sobremesa de sal. Coloque no micro-ondas por 25 minutos parando na metade do tempo para mexer. O arroz fica soltinho. Se for fazer uma xícara, diminua o tempo pela metade.

 

2. Feijão

feijão_no_micro-ondas

Como de costume deixe o feijão de molho de véspera.  No dia seguinte, junte uma colher de sobremesa de óleo, alho e cebola a gosto e leve ao microondas em potência máxima, por 3 minutos, após, acrescente o feijão na tigela e junte 1 tablete de caldo de feijão (ou outro de sua preferência) e louro a gosto. Misture e leve ao micro-ondas em potência alta de 25 a 30 minutos, mexendo algumas vezes.

Importante: Para cada xícara de feijão acrescente 3 xícaras de água. Vale muito a pena cozinhar o feijão no micro-ondas se for em pequenas quantidades. Se for para cozinhar um quilo de uma vez, por exemplo, não é vantagem pois, como citamos acima são aproximadamente 30 minutos para cada xícara de feijão, com isso, seria mais de uma hora para cozinhar o pacote todo.

 

3. Macarrão:

macarrão_de_microondas

Pegue a quantidade de massa que desejar e coloque em um recipiente. Cubra a massa com água deixando dois dedos de água acima. Coloque 1 fio de óleo e sal a gosto. Geralmente 8 minutos em potência alta são suficientes. Pare aos quatro minutos para mexer. Depois é só escorrer.

 

4.Ovos:

Fritos

 

ovo_no_micro-ondas_3

Como citamos acima, no micro-ondas, os ovos não podem ser cozidos com casca. Para que dê certo o ovo deve ser aberto e colocado em um recipiente untado com manteiga ou óleo, de preferencia, de vidro e tampado.  No caso de usar o prato, tampe-o com outro prato. Quebre o ovo, coloque no recipiente, faça um furinho na gema e coloque sal a gosto. Leve ao micro-ondas por no máximo 1:30 parando mais ou menos aos 40 segundos para verificar se já está a seu gosto. Fica perfeito!  E o melhor, quase sem gordura.

 

 

ovo_no_micro-ondas_2

Hoje em dia existem recipientes próprios para fazer ovos no micro-ondas, são fáceis de achar e bem baratos. Geralmente fazem dois ovos de uma vez e também servem para omelete.

 

Omelete

 

omelete_micro-ondas

Quanto ao uso de recipientes o procedimento é o mesmo que citamos para fazer o ovo frito.  Bata dois ovos ( ou mais, o quanto desejar) junte os ingredientes que preferir. Sugerimos: uma fatia de presunto, tomate, pimentão, orégano, queijo ralado e sal a gosto. Coloque no forno com o recipiente tampado por 2 minutos.

 

5. Brigadeiro

brigadeiro-de-micro-ondas

Em um recipiente coloque 1 lata de leite condensado, 2 colheres de sopa de margarina, 3 colheres de sopa de chocolate em pó ou achocolatado e 2 colheres de sopa de leite. Misture os ingredientes e leve ao forno por 6 minutos parando na metade do tempo para mexer. Após, deixe esfriar e leve a geladeira por 1 hora até ficar mais consistente para enrolar.

 

6. Pipoca (sem ser de saquinho!)

pipoca_micro-ondas_2

Sai muito mais barato (em media um saquinho de pipoca de micro-ondas custa R$2,50 enquanto um saquinho com  500g de milho custa R$3,50)

 

pipoca_micro-ondas_1

 

Escolha um recipiente grande e acrescente: 1 colher de sopa de margarina ou manteiga, meia xícara de milho (mais ou menos 100 mg) e sal a gosto. Quem quiser pode fazer a opção light:  Ao invés da manteiga coloque meia xícara de água (mais ou menos 100 ml). Sim, água! E não se preocupe a pipoca ficará sequinha e crocante. Em ambas as opções o milho deve ser levado ao forno por 6 minutos com o recipiente bem fechado.

 

Pronto! agora é só testar e virar um mestre cuca do micro-ondas!

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s