10 Dicas para um jardim de outono

woman-gardening

 

 

No início da estação que se segue ao verão, a temperatura ainda é suficientemente agradável para que no exterior, no jardim ou no terraço, as tarefas de jardinagem se revelem uma atividade cómoda.

No entanto, nesta fase não há muito para fazer, embora pouco a pouco as tarefas vão aumentando, tal como as folhas que, caídas das árvores, vão enchendo o chão.
Esta é a altura ideal para preparar o jardim contra o frio mas tarefas urgentes, essas são mesmo muito poucas. Ainda assim, são importantes para manter o seu jardim saudável no outono.

1. Corte agora as vivazes

Quando o astilibe, a lobélia ou a rudbequia terminam a floração, corte a parte aérea até à base e elimine folhas e ramos murchos. Retire os restos das daninhas para deixar limpos os maciços e as respectivas margens. Espécies como cosmos e salva superam o inverno se as guardar em caixas ou vasos com composto, em local fresco.

2. Faça uma limpeza geral do jardim

Com a tesoura na mão, dê uma volta pelo jardim e corte folhas e ramos murchos. Não esqueça de retirar também tudo o que se encontra podre, mordido ou esburacado. Desta forma, estimula o número de gemas. Recolha folhas e ramos saudáveis para fazer estacas.

3. Armazene os bolbos de verão

Quando reparar em folhas de gladíolos ou íris amarelas, arranque a planta do solo e deixe a secar durante alguns dias. Coloque os bolbos em bandejas e guarde-os ao abrigo das geadas durante mais um ou dois dias para que acabem de secar. Aplique fungicida e conserve-os em sacos até chegar a altura de os voltar a semear.

4. Pulverize as plantas interiores

As plantas que se encontram em casa devem ficar afastadas de qualquer fonte de calor, assim como preservadas das correntes de ar. Pulverize as folhas de 15 em 15 dias, com água tépida e mole. Regue apenas quando o substrato está seco e em pouca quantidade, evitando encharcar.

5. Renove o seu jardim de rochas

Retire as daninhas, regue pouco durante toda a estação. Nivele o terreno e aplique húmus ou turfa e gravilha. Não proteja demasiado as plantas do jardim rochoso porque as primeiras geadas contribuem para reforçar a sua resistência.

6. Retire os restos de erva do relvado

Com o escarificador retire os restos de relva cortados que se acumulam sobre o relvado e que provocam a falta de arejamento. Reduza a rega e nivele o terreno. Aplique insecticida se detetar lagartas no terreno.

7. Plante os bolbos da primavera

Plante nesta altura bolbos de primavera, nomeadamente túlipas, narcisos, crocus, anémonas e jacintos. São adequados para vasos e jardineiras embora para um efeito natural no maciço devam ser semeados à mão. A profundidade da plantação varia. As túlipas e as íris exigem entre 10 a 15 cm. Já os narcisos pedem 20 cm. Os jacintos devem ser plantados mais superficialmente em solo drenado e solto para que se possam desenvolver com maior firmeza e vivacidade.

8. Desbaste as trepadoras

Ajude buganvílias, clematites, jasmins ou glicínias a desembaraçarem-se de qualquer desenvolvimento desengonçado ou de ramos mortos ou estragados. Corte os ramos que creseceram mais alto do que o previsto. O corte deve ser feito por cima de um rebento, nunca a meio de um ramo.

9. Plante amores-perfeitos e prímulas

Ao plantar agora amores-perfeitos e prímulas assegura o seu enraizamento, o desenvolvimento de raízes, assim como o porte arbustivo. Se pretende alargar esse período de esplendor nos maciços, plante bolbos primaveris como crocus túlipas ou narcisos.

10. Faça o último corte do ano às topiárias

Os arbustos com formas decorativas necessitam recortes periódicos mas o desta altura será o último do ano. Se cortar no próximo mês, os novos rebentos não terão tempo de amadurecer. Depois de lhes devolver a forma, aplique adubo rico em azoto e cubra a base da planta para que a figura se mantenha em bom estado por mais tempo.

 

Fonte: Internet

www.catran.com.br

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s