Como cuidar da saúde das crianças na volta às aulas

menina-comendo-lanche-41969As aulas recomeçaram e é hora de se preocupar em deixar em ordem cadernos, livros, uniforme, lancheira e, principalmente, a saúde dos pequenos. Isto porque o ambiente escolar é propício à transmissão e propagação de certas doenças, como diarreia e infecções respiratórias, que são comuns entre crianças na idade escolar. Se adicionarmos isso ao fato de que muitas crianças hoje em dia possuem uma agenda cheia de atividades extracurriculares e rotina estressante, o cuidado com a saúde deve ser reforçado.

Doenças infectocontagiosas são comuns nos grupos populacionais mais vulneráveis, como crianças e idosos — o que faz com que uma maior atenção seja voltada a esses indivíduos, diz o infectologista Artur Timerman. Tal vulnerabilidade deve-se, principalmente, à fragilidade do sistema imunológico característica desses grupos. Blindar o organismo das crianças e evitar que adoeçam significa educá-las com hábitos saudáveis como cuidar da alimentação, manter a carteira de vacinação em dia, estimular a prática de atividades físicas e um sono saudável.

A alimentação balanceada deve conter alguns elementos relacionados às defesas do organismo como vitaminas C e probióticos que contribuem com o sistema imunológico. A vitamina C possui efeito imunoestimulatório dos linfócitos e protege as células contra o estresse oxidativo que ocorre durante os processos infecciosos, e os probióticos são micro-organismos que chegam vivos ao intestino e auxiliam no fortalecimento da microflora local, modulando o sistema imunológico desse órgão. Estes são encontrados em iogurtes e leites fermentados.

Os benefícios dos probióticos na saúde infantil já foi comprovado por estudo  publicado pelo European Journal of Clinical Nutrition, em 2010. Pesquisadores americanos da Georgetown University Medical Center provaram que crianças que consomem iogurtes com probióticos têm menos chances de desenvolver infecções gastrointestinais e infecções respiratórias, comuns naqueles que frequentam escolas e creches.

Mais dicas para proteger as crianças contra infecções:

  • Lavar as mãos várias vezes ao dia
  • Ingerir 2 litros de água ao dia
  • Alimentar-se de forma equilibrada, incluindo na dieta alimentos fontes de vitamina C e probióticos, como iogurtes e leites fermentados
  • Praticar atividade física regularmente
  • Evitar o estresse
  • Manter uma rotina de sono saudável
  • Prevenir-se contra variações bruscas de temperatura

Estimular os hábitos saudáveis nas crianças é a garantia de um retorno às aulas tranquilo e um crescimento saudável.

Fonte: M de Mulher

 

Acesse: catran.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s