Dicas

Não erre: Aprenda como escolher sua roupa de cama

Não erre: Aprenda como escolher sua roupa de cama

Quando vamos comprar roupas de cama é comum nos depararmos com algumas informações que em muitas vezes não fazemos a menor ideia do que se trata, e com isso acabamos não levando em consideração informações que são importantes na hora de adquirir um produto. 100, 200, 300 fios, Algodão, Percal, Matelassê…Você sabe o que tudo isso quer dizer na hora de adquirir sua roupa de cama? Não? Então vamos às dúvidas.

100, 200, 300 fios…

A quantidade de fios em um tecido é determinada pela soma dos fios no sentido vertical e horizontal num espaço de mais ou menos 3cm x 3cm. Quanto maior a quantidade de fios num tecido, mais macio e suave ele será, pois os fios serão mais finos e delicados. Além do conforto, a quantidade de fios também determina a durabilidade da sua roupa de cama. O ideal são os produtos que tenham a partir de 200 fios. Neste caso, a quantidade de fios reflete o preço da peça: quanto mais fios, maior qualidade e consecutivamente maior o preço, contudo, o custo benefício vale a pena.

O que é 100% Algodão?

Essa é bem simples. Um tecido 100% algodão leva somente algodão em sua composição e na maioria das vezes possui a trama (sentido vertical dos fios) mais aberta. Costumam ter a partir de 150 fios, são bem duráveis e não precisam de nenhuma condição especial de lavagem, não sendo recomendada somente a lavagem com água quente, pois o tecido pode encolher.

E o percal?

O percal pode ser feito de algodão, porém a diferença é que além dele poder haver a mistura de outros fios em diferentes proporções e a sua trama costuma ser mais fechada. São considerados Percal aqueles tecidos que possuem a partir de 180 Fios, ou seja, peças produzidas com percal são de boa qualidade. Há um porém, o percal de 100% algodão tem a vantagem de não formar bolinhas, o que não acontece com o Percal misto ( que apesar de formar as temidas bolinhas, tem a vantagem de não amassar com facilidade).

E se for Algodão Egípcio?

O fio egípcio com certeza é sinônimo de alta qualidade e tem virado moda ultimamente. O algodão produzido no Egíto é de muito boa qualidade. O país tem grande tradição em produção têxtil e fabrica tecido desde os tempos dos faraós. O Egito é responsável por cerca de 40% da produção de algodão no mundo. O país possui condições geográficas e climáticas muito favoráveis para o cultivo da planta, além disso o algodão egípcio é colhido de forma artesanal o que preserva as características originais da fibra tornando-o mais resistente do que os outros algodões. Essas características justificam o preço um pouco mais caro das peças fabricadas com esse tipo de algodão.

O que é um tecido Matelassê?

É um tecido que possui diferentes tipos de relevos e texturas, normalmente ele é confeccionado com um tecido de cada lado e um leve enchimento no meio o que lhe dá um efeito acolchoado. Pode ser feito de algodão e possui grande durabilidade, porém, deve ser lavado com cuidado para que mantenha sua  qualidade.

Bom, agora que você já sabe, boas compras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *