Elas são lindas e são encontradas em vários tamanhos, cores, texturas e tecidos diferentes e, com a chegada do inverno, nada melhor que deixar a casa mais quentinha e confortável. As mantas são uma excelente escolha, fáceis de achar, baratas e além de tudo, ajudam a aquecer e iluminar o ambiente. Mas, se você não sabe como utilizá-las para deixar o ambiente bonito e harmônico, nós vamos deixar algumas dicas que vão lhe auxiliar.
A primeira regra é: Se optar por uma manta estampada, para que a decoração fique harmônica, procure escolher uma paleta de cores comum entre a manta e o sofá sobre o qual ela será colocada, exemplo: se seu sofá é vermelho, procure por uma manta que tenha na estampa a cor vermelha, mesmo que em outra tonalidade. Agora se seu sofá for de cores neutras, como branco, cinza ou bege claro, você pode ousar mais na estampa sem se preocupar em combinar.
Mas, se você prefere uma decoração menos ousada, pode abusar do tom sobre tom. Exemplo: se seu sofá é bege claro, escolha uma manta da mesma tonalidade só que mais escura. Você pode também utilizar manta da mesma cor do seu sofá, porém, que tenha uma textura de tecido diferente.
As mantas podem ser utilizadas de várias formas e não há uma regra. Você pode apostar em uma decoração mais descontraída, apenas largando a manta no sofá ou pode apostar em uma composição mais elegante, dobrando-a com um pouco mais de capricho.
O tamanho da manta vai de acordo com o tamanho da sua poltrona ou sofá. Ela não precisa cobrir o sofá inteiro ou arrastar no chão, a intenção é somente dar um toque de cor ao ambiente.
Elas podem ser utilizadas também no quarto, neste caso podem ser colocadas na cabeceira ou aos pés da cama. Para que o ambiente fique harmonizado basta seguir a mesma regra que serve para o sofá: a escolha de cores que tenha uma harmonia com o jogo de cama, ou com a colcha que está sendo usada.
Agora que você já sabe, vamos pôr em prática. “Partiu” decorar a casa!