Nós temos certeza de que você, na maioria das vezes, nem lembra que ele existe. Mas, não se culpe! A maioria das pessoas só lembra de cuidar do colchão quando percebe que ele já não serve mais. Se bem cuidado, um colchão de boa qualidade dura em média 7 anos, se for de molas e 5 anos se for espuma (ou até mais). Vários fatores fazem com que os colchões percam a qualidade e a usabilidade. A concentração de ácaros, fungos, restos de pele e outros detritos e a umidade são os principais inimigos dos colchões e os danificam consideravelmente. Ter cuidados especiais é um ótimo investimento levando em conta que, um colchão de molas de boa qualidade no tamanho casal, por exemplo, não sai por menos de R$1500.
Antes de saber qual a forma correta de cuidar do seu colchão, é importante entender as principais diferenças entre o colchão de mola e o colchão de espuma, que são os modelos mais comuns no mercado. Basicamente funciona assim:
Colchão de espuma:
- Preço mais acessível.
- Menor durabilidade.
- Confortável.
- Deve ser verificado adequadamente o peso do usuário ao ser adquirido, pois há varias densidades de espumas diferentes, cada uma se adéqua a determinado peso.
Colchão de molas:
- Extremamente confortável.
- Maior durabilidade.
- Se adéqua melhor ao formato do corpo.
- Ideal para mais de uma pessoa, pois tolera bem a diferença de peso.
Quais os cuidados básicos para ter um colchão durável:
1- Um dos maiores inimigos dos colchões é a umidade. Portanto, se seu quarto tiver algum tipo de infiltração procure manter o colchão afastado da parede afetada.
2- Protetores de colchões são extremamente úteis. Eles ajudam a manter o tecido do colchão longe do suor da transpiração, de líquidos que eventualmente possam derramar e da umidade natural do ambiente.

3- Em hipótese alguma dobre o colchão
4- É importante virá-lo a eventualmente. A maneira ideal de fazer isso é invertendo o lado da cabeceira e colocando-o na direção dos pés. Nunca vire o colhão no sentido contrário, ou seja, a parte de baixo para cima.
5- Evite pular sobre o colchão
6- Ao comprar um colchão novo, nunca utilize-o com o plástico da embalagem, ele deve ser retirado. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso não ajuda a conservá-lo e impede que o tecido “respire”.
7- Uma vez por semana ou a cada 15 dias passe o aspirador no colchão.
Xixi no colchão? E agora?
Se você tem criança pequena ou animalzinho de estimação em casa, esses acidentes são inevitáveis. Mas, é fácil de ser resolvido. Para remover o odor da urina é importante que o colchão seja limpo imediatamente, isso pode ser feito das seguintes formas:
- Seque o lugar com papel toalha sem apertar muito para evitar que o liquido fique impregnado. Faça uma “papa” de água e Bicarbonato de sódio e passe delicadamente no local com uma esponja limpa. Retire o excesso e deixe secar naturalmente ou com a ajuda de um ventilador.
- A segunda forma é fazendo o mesmo procedimento utilizando um pouco de vinagre branco diluído em água.
- Tanto o vinagre quando o Bicarbonato anulam o odor da urina. Estes métodos também servem para o caso de outros líquidos.
Cuide bem e bons sonhos.