Montessoriano: Você já deve ter ouvido esta palavra em algum lugar, mas você sabe o que é um quarto montessoriano? Não? Então vamos explicar. O Método Montessoriano foi desenvolvido no início do século XX, mais ou menos por volta de 1907, pela médica e educadora Maria Montessori. O objetivo do método é criar um ambiente de aprendizado para crianças que seja mais criativo, propício para o desenvolvimento, onde a criança possa ser capaz de aprender por conta própria e por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea.
A educadora acreditava que a liberdade de escolha era o mais importante processo da mente humana. Maria Montessori acreditava também que, quando deixadas livres para fazer suas próprias escolhas, as crianças aprendem e absorvem muito mais informações. Mas, importante dizer que “liberdade”, não é a mesma coisa que “fazer o que quiser”sem nenhuma regra. A liberdade que o método se refere é a capacidade da criança de optar o que fazer para atender as suas necessidades e desta forma, dar novos passos e avançar cada vez mais no seu processo de crescimento. Sim, mas o que isso tem a ver com decoração?

Bom, para que a criança tenha esta liberdade de escolher o que é melhor para suprir suas necessidades em determinado momento, é importante que ela tenha as coisas a seu alcance. A intenção é montar um quarto pensando no bebê e não nos adultos. A criança tem que ficar livre, mas óbviamente, em um ambiente que seja seguro.
Para montar um quarto montessoriano para seu filho você precisa saber que:
- O quarto deve ter uma decoração simples com poucos móveis.
- O ambiente não deve ter brinquedos em excesso, somente o suficiente para a criança. O ideal é ir trocando os brinquedos com o passar do tempo fazendo um revezamento.
- Quando a criança já tiver dissernimento e capacidade de comprensão pode começar a participar da organização de suas coisas no quarto, bem como cuidar e guardar conforme a necessidade.
- O quarto montessoriano pode ser implementado para crianças de todas as idades, principalmente bebês. Quanto mais cedo ela for adaptada a este tipo de ambiente, melhor e mais eficiente será.
O quarto montessoriano deve ter:
- Colchão no chão ou cama baixa que possibilite a criança subir e descer sozinha. Muitas mães e pais optam por montar um quarto montessoriano quando a criança começa a engatinhar, pois quartos montessorianos não podem ter berços. A intenção é que a criança se sinta livre do confinamento das grades do berço que limitam sua exploração do ambiente.
- Espelho, para que a criança desde cedo conheça a si mesmo. O espelho deve estar na altura da criança e claro, deve ser de acrílico para evitar acidentes.
- Barra de apoio como aquelas colocadas para idosos em banheiros ou aquelas utilizadas em aulas de balé. Elas servem para que os bebês possam se apoiar e aprender a fica de pé e caminhar. Varões de cortina são ideais para isso e custam pouco.
- Estante ou cômoda baixa para que a criança alcance seus brinquedos.
- Adesivos der parede, quadros ou objeto de decoração também deve estar ao alcance da criança para que ela possa apreciá-los também.
- Tapetes são importantes pois evita o contato direto do bebê ou criança com o chão evitando, entre outras coisas, a friagem do piso. Opte pelos tapetes de Eva (aqueles coloridos emborrachados de montar feitos especificamente para crianças).

- Crianças maiores podem ter suas roupas a seu alcance para estimulá-las a vestir-se sozinhas.
Conforme a criança for crescendo é só adaptar o quarto ao seu desenvolvimento, subindo o nível do espelho e dos móveis, mas sempre deixando-os ao alcance dela.
Por último e não menos importante, os brinquedos
Assim como o ambiente , os brinquedos montessorianos são aqueles que estimulam a criança em sua criatividade e autonomia. Brinquedos de montar, jogos de tabuleiro, instrumentos musicais, mesa de desenho, livros e tudo que estimule a participação e a criatividade da criança são bem vindos.
Maria Montessori defendia a ideia de que as crianças podem e devem participar das atividades domésticas. Montar uma mini cozinha também é válido para que a criança desde cedo aprenda a cuidar e ter zelo pela sua casa, isso serve para meninos e meninas, sem distinção alguma de gênero.
Agora é seguir as dicas e mãos à obra!