Colchas e edredons: como lavar e guardar da forma correta

matelasse-colchas.jpg

Com a chegada do verão cobertores, mantas  e edredons são as últimas coisas que queremos ter por perto, é a hora de deixá-los bem guardadinhos no armário até as estações com temperaturas mais amenas chegarem . É muito importante que eles sejam guardados bem limpinhos para evitar mofo, acúmulo de ácaros e claro, para que fiquem bem cheirosos até a próxima utilização. 

O cuidado com a roupa de cama mais pesada  deve ser constante, mas, o verão é a melhor estação para lavar e cuidar dessas roupas de cama mais difíceis. As altas temperaturas ajudam a secá-las mais rápido evitando o mal cheiro. Separamos algumas informações que vão te ajudar na hora de cuidar dessas peças com mais facilidade, vamos lá:

 

Aspire as peças antes de molhá-las

Antes de lavá-las, passe o aspirador nas peças, sobretudo nos edredons e nas colchas, desta forma,  poeira,  fiapos e pelos de animais são removidos com eficiência evitando que acumulem no tecido, já que,  a máquina de lavar não consegue removê-los com eficiência.

Cuidado ao colocá-los na máquina de lavar 

Procure lavar mantas, colchas e edredons separados de outras roupas, faça uma lavagem especifica para eles. Cuidado ao acomodá-los na máquina, procure ajeitá-los ao redor do agitador da máquina (parte do meio que gira) , caso contrário, eles podem “engasgar” com os movimentos do equipamento  e acabar rasgando ou prendendo no fundo da máquina durante a lavagem. 

 

Para secar

Sim, é muito tentador colocar peças grossas no sol, é garantia de secagem rápida. Mas, evite fazer isso. O correto é secá-las à sombra, os raios solares queimam as peças, desgastam  e encolhem as fibras naturais dos tecidos.

Se você mora em casa, é mais fácil: coloque-as bem esticadas no varal ao ar livre. Já se você mora em apartamento o processo de secagem será um pouco mais demorado. Procure colocar as peças em lugares que circule ar, se possível, próximas a janelas ou basculantes. 

Na hora de guardar

artigiani-colcha

O ideal é guardá-las embaladas à vácuo, porém, nem todas as pessoas tem como fazer este procedimento, então, se for guardá-las em sacos plásticos, faça furinhos para que as peças não fiquem abafadas. Embalagens feitas de tecido TNT também são super indicadas, esse tipo de tecido é barato e excelente para ventilação das peças.  

 

Algumas dicas rápidas

colcha_indesign_2

  • Antes de reutilizar mantas,  edredons e colchas que estavam guardadas, coloque-os por alguns minutos ao sol ou ao ar livre para retirar eventuais odores.
  • Não torça os edredons e as colchas que possuem recheio! Torcer pode danificar o enchimento que acaba ficando com aspecto “quebradiço”.
  • Já pensou em utilizar capas no seu edredom? É uma ótima maneira de evitar lavagens constantes (basta lavar somente a capa, que geralmente, é feita com um tecido mais fino e fácil de manusear).
  • Apesar das máquinas de lavar possuírem espaços específicos para colocação do sabão em pó, procure dissolvê-lo antes de colocá-lo nas peças para evitar o acúmulo de sabão no tecido.
  • Respeite as informações de lavagem descritas na etiqueta de cada produto.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s